Moto2: Johann Zarco mais perto do título de campeão
O mundial de Moto2 é o único ainda com as contas por acertar. Aliás a temporada chega na próxima semana à Austrália, apenas com a categoria intermédia por resolver. Contudo o francês, Johann Zarco, saiu do Japão com mais condições para renovar o título conquistado no ano passado. Isto porque, Álex Rins, debilitado fisicamente devido a uma queda que sofreu nos treinos livres, voltou a cair logo na primeira volta da corrida deste domingo e atrasou-se ainda mais ao terminar na 20ª posição, depois de ter largado do 22º lugar da grelha de partida.
Com a sua Kalex visivelmente em mau estado, Rins continuou em prova num esforço que acabou por se revelar em vão, já que o piloto espanhol ficou fora dos pontos, A três rondas do final do campeonato, Rins viu a diferença que o separa de Zarco, aumentar de um para 21 pontos, apesar do francês ter terminado a ronda nipónica na segunda posição.
Mas não é apenas a corrida pelo título que está em aberto no Mundial de Moto2. A luta pelo terceiro lugar está igualmente ao rubro já que Thomas Luthi, ao vencer a prova de Motegi, ocupa agora o lugar mais baixo do pódio na classificação geral do campeonato, tendo trocado de posição com Sam Lowes, que caiu no GP do Japão e por isso não somou nenhum ponto. Assim os dois pilotos vão chegar ao GP da Australia, separados por apenas 17 pontos com vantagem para Luthi.
Já Franco Morbidelli que ocupa a quinta posição do campeonato, aumentou em 3 pontos a diferença para Takaaki Nakagami, com o italiano a subir ao último lugar do pódio na corrida de Motegi, deixando na quarta posição o japonês. Desta forma apenas 9 pontos separam os dois pilotos na classificação geral a 3 provas do final da temporada.
Quanto a Miguel Oliveira que não participou nesta ronda do Japão continua a ocupar o 20º lugar da classificação geral com 33 pontos, sendo o melhor rookie do campeonato, na frente do seu companheiro de equipa Danny Kent que é 21º do campeonato com menos cinco pontos que o português.