A Moto2 começou forte em Jerez de la Frontera, com Deniz Öncü como protagonista imediato no FP1 do GP da Espanha.
O piloto turco da equipa Red Bull KTM Ajo assinou o melhor tempo em 1’39.836, demonstrando que imediatamente encontrou a sensação certa com o traçado andaluz, confirmando-se como uma das referências na classe intermédia, como já demonstrou nas suas saídas mais recentes. Um tempo sólido e um ritmo interessante, que o colocam à frente de todos numa sessão equilibrada.
Atrás dele está Barry Baltus , segundo com a Kalex da equipa Fantic Racing. O belga terminou apenas 120 milésimos atrás do líder, mostrando uma consistência de desempenho no ritmo de corrida maior do que em corridas anteriores, nas quais, embora sempre tenha conseguido se manter nas primeiras posições da classificação, nunca chegou realmente perto das áreas do pódio.

Terceiro tempo mais rápido para Manuel Gonzalez , que terminou a 0,144s de Öncü e se confirmou cada vez mais à vontade com a Kalex da Intact GP. Também se saíram bem Senna Agius , quarto, e David Alonso , quinto, ambos muito rápidos principalmente nos dois primeiros setores. David Alonso, que estreou na Moto2 nesta pista, impressionou pela adaptação e agressividade, terminando a meio segundo do topo e demonstrando, mais uma vez, um potencial de crescimento e desempenho verdadeiramente notável.
Mais atrás , Jake Dixon foi o sexto, à frente de Albert Arenas e Filip Salac, enquanto Alonso Lopez e Collin Veijer completaram o top 10, com Aron Canet em décimo primeiro.