Moto2, Japão, Q2: Pole de Canet após dilúvio
Aron Canet (HP40 Pons) fechou o TL2 com a melhor volta (2’04.939s) e o direito à pole-position. Fermin Aldeguer (Speed Up Boscoscuro) e Jake Dixon (GASGAS Aspar Team) largam amanhã da primeira linha ao lado do piloto espanhol para a corrida de Moto3 do Grande Prémio do Japão.
Canet conquistou a sua terceira pole position na Moto2 no Japão após uma chuva forte e a sua habilidade na água permite-lhe regressar à luta pelo título. O piloto do Team Pons estava em primeiro, pouco antes da Direção de Corrida decidir interromper a sessão devido à forte tempestade que se abateu sobre o circuito.
Seguiu-se uma longa espera, mais de uma hora para a ação voltar. Depois do safety-car dar inúmeras voltas, finalmente a ação foi retomada para cumprir os últimos 9 minutos e 37 segundos da sessão.
Foi preciso arriscar e as quedas surgiram com Arenas e Alonso López a beijaram o asfalto nas curvas 8 e 11. Canet provou ser o mais bem adaptado e foi o primeiro. Aldeguer às vezes ganhava tempo numa ou noutra volta, mas o piloto de Corbera nunca baixou a cabeça e recupera o primeiro lugar rapidamente. O seu companheiro de equipe, Jorge Navarro, caiu na curva 4, tentou evitar o ‘highside’, mas não teve sucesso. Tudo isso trouxe bandeiras amarelas, somadas ao fato de que estava a chover novamente forte quando todos apostaram numa última volta lançada.
A pole foi para Canet, que foi o mais sólido, tendo sido a melhor volta de Aldeguer anulada por não respeitar uma bandeira amarela e caiu de segundo para sexto (n.d.r. posteriomente foi reposta a sua volta sendo revista a classificação). Augusto Fernadez larga mais atrás (11º), mas à frente de Ai Ogura (13º). Acosta não estava confortável e foi o último do lote (18º).