Moto2, Japão, Ai Ogura (1º): “Uma vitória com muito significado porque foi em casa”
A terceria vitória do ano do jovem piloto de 21 anos de Saitama foi um grande deleite para os fãs de Motegi, que aplaudiram Ai Ogura durante todo o tempo enquanto ele avançava da quinta fila para assumir a liderança na volta 13 de 22.
A sua vitória também foi extremamente importante para o Campeonato do Mundo de Moto2 de 2022, porque o coloca a apenas dois pontos do líder da série Augusto Fernandez (Red Bull KTM Ajo), que perseguiu Ogura na última metade da corrida, colocando o jovem japonês sob enorme pressão .
No entanto, Ogura lidou com a pressão perfeitamente, a diferença entre os dois foi mudando em alguns décimos volta após volta, para no final o japonês vencer com uma vantagem 1,192 segundos.
“Esta vitória tem muito significado, especialmente para os fãs japoneses, porque desde 2006 nenhum piloto japonês vence em casa. É fantástico conseguir este resultado. Com certeza é a mais especial das vitórias desta temporada. Quero agradecer à minha equipa e a todas as pessoas que me apoiam. Sabia que tinha de andar forte desde o início porque comecei na 13ª posição. Felizmente, comecei bem. Depois de manter um bom ritmo, consegui administrar a corrida.” Disse no domingo Ogura.
Ai Ogura torna-se no primeiro piloto japonês a vencer em casa desde que Hiroshi Aoyama venceu o GP do Japão de 250cc em 2006.