Moto2, Grã-Bretanha, T1: Canet à frente de Vietti e Arbolino num dia perfeito
Muito rápido em ambas as sessões de sexta-feira, o primeiro dia de treinos foi perfeito para o espanhol Aron Canet.
Foi uma tarde cheia de reviravoltas para o pelotão de Moto2, com os 30 pilotos a irem para o circuito para o segundo treino da classe intermédia. Com o cronómetro a chegar a zero foi Aron Canet (Fantic Racing) quem terminou a sessão como o mais rápido depois de uma fantástica última volta que permitiu ao #44 completar uma sexta-feira perfeita. Canet estabeleceu 2:03.602, destruindo o recorde da volta e ficando 0.294s à frente de Celestino Vietti (Red Bull KTM Ajo), que ficou em segundo. O #13 também melhorou no final e ficou à frente do compatriota Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team), que foi terceiro depois de ter chegado a liderar a sessão.
Com o herói da casa, Jake Dixon (CFMOTO Inde Aspar Team), a liderar os primeiros momentos da sessão, este perdeu depois a posição de líder para Ai Ogura (MT Helmets – MSI), com os ataques ao tempo a começarem nos últimos 10 minutos. Tony Arbolino assumiu a liderança, melhorou mais o seu tempo mas a segunda volta lançada do #14 foi anulada devido a bandeiras amarelas depois do seu colega de equipa Filip Salac ter caído.
Entretanto, Ogura conseguiu garantir a quarta posição na linha de meta, mais 0,003s atrás de Arbolino. Atrás do #79 e a fechar os cinco primeiros ficou Diogo Moreira (Italtrans Racing Team), que ficou a menos de meio segundo da nova marca de Canet. Alonso Lopez (GT Trevisan SpeedUp) ficou atrás, em sexto, continuando a desenvolver o seu ritmo em Silverstone e terminando à frente de Dixon, que ficou em sétimo. O #96 termina um dia forte depois de terminar à frente do líder do Campeonato, Sergio Garcia (MT Helmets – MSI), que se despistou na Curva 3 nas últimas voltas.
Mais atrás, os últimos lugares entre os 10 primeiros foram para Marcos Ramirez e Joe Roberts, da OnlyFans American Racing Team. Albert Arenas (QJMOTOR Gresini Moto2) ficou logo atrás, em 11º, depois do espanhol ter feito um bom tempo no início da sessão, terminando à frente de Somkiat Chantra e de Fermin Aldeguer (GT Trevisan SpeedUp) que passou a maior parte da sessão fora do top 10, mas acabaria em 13º, à frente de Zonta Van Den Goorbergh.
A categoria de Moto2 volta à ação às 9h25 de sábado para o Treino 2 que precede as qualificações.
Top 10 – Moto2, Silverstone
1. Arón Canet (E), Kalex, 2:03.602 min
2. Celestino Vietti (I), Kalex, + 0,294 seg
3. Tony Arbolino (I), Kalex, + 0,457
4. Ai Ogura (J), Boscoscuro, + 0,460
5. Diogo Moreira (BR), Kalex, + 0,484
6. Alonso Lopez (E), Boscoscuro, + 0,485
7. Jake Dixon (GB), Kalex, + 0,506
8. Sergio Garcia (E), Boscoscuro, + 0,515
9 . Marcos Ramirez (E), Kalex, + 0,617
10. Joe Roberts (EUA), Kalex, + 0,717