Moto2 – GP de San Marino: Miguel Oliveira abandona na vitória de Dominique Aegerter
Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) voltou a abandonar uma corrida no Mundial de Moto2, depois de ter sofrido uma queda a 17 voltas do final numa altura em que rodava em terceiro lugar.
O piloto português que estava a realizar uma excelente corrida numa pista com condições muito difíceis devido à chuva, acabou por sofrer uma queda que o afastou da possibilidade de subir ao terceiro lugar do campeonato.
Na largada, Franco Morbidelli (EG 0,0 Marc VDS) surpreendeu tudo e todos ao disparar na frente da corrida e ganhar rapidamente uma vantagem sobre Domigue Aegerter (Kiefer Racing) e Mattia Passini (Italtrans Racing Team) que surgia na frente de Miguel Oliveira e de Thomas Luthi (CarXpert Interwetten).
Contudo Pasini, que tinha largado da pole position, acabou por sofrer uma queda na quarta volta deixando Miguel Oliveira na terceira posição, mas por pouco tempo, já que Luthi acabou por ultrapassar o português e ascender ao terceiro lugar.
Na frente da corrida, Morbidelli aumentava a sua diferença sobre os seus mais directos perseguidores, contudo na quinta volta, o italiano, líder do Mundial, sofreu uma queda e foi forçado a abandonar.
Com a saída de cena de franco Morbidelli, Aegerter ascendeu à liderança da corrida, trazendo na sua roda Luthi, que tinha aqui uma oportunidade única para relançar o campeonato com o abandono de Morbidelli, enquanto Miguel Oliveira ascendia à terceira posição.
No entanto o azar voltaria a bater à porta de Miguel Oliveira que sofreu uma queda a 17 voltas do final, regressando à pista em 21º, mas para entrar na boxe e abandonar a corrida.
O abandono de Oliveira deixou Hafizh Syahrin ( Petronas Raceline Malaysia) isolado na terceira posição. O piloto malaio foi encurtando a diferença que o separava dos dois primeiros e a cinco voltas do final estava já a 1,4s do líder da corrida. No entanto Hafizh Syahrin mostrou que não queria correr riscos e acabou por jogar pelo seguro e manter o terceiro lugar até ao final da corrida.
Na luta pela vitória Dominique Aegerter, defendia-se de todos os ataques de Thomas Luthi, com o piloto da CarXpert Interwetten a perceber a duas voltas do final, que um segundo lugar em Misano, com condições tão complicadas, seria um bom resultado para as contas do campeonato.
Assim Dominique Aegerter alcançou a sua segunda vitória da carreira em Moto2, a primeira da Kiefer Racing esta temporada, relegando Luthi para a segunda posição a 1,400s, enquanto Hafizh Syahrin foi terceiro a 7,875s, alcançando assim o seu primeiro pódio em cinco anos.
Já Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46) foi quarto a 21,223s, na frente de Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) que fechou o top cinco a 23,849s, numa corrida muito injusta para grande número de pilotos já que apenas 15 pilotos terminaram a corrida.
Nas contas do campeonato e após esta ronda de Misano, a luta pelo título está em aberto com Franco Morbidelli com 223 pontos, Thomas Luthi é segundo agora com 214 pontos, enquanto Alex Márquez é terceiro com 155 pontos e Miguel Oliveira quarto com 141 pontos.
Classificação