Miguel Oliveira (Red Bull KTM Ajo) voltou a estar em destaque no Mundial de Moto2, terminando a 15ª ronda do campeonato na sétima posição numa prova muito difícil devido à chuva e ao piso molhado em Motegi, numa corrida que teve apenas 15 voltas, ao contrário das habituais 23, após uma demorada limpeza da pista depois de um problema de óleo no asfalto no Warm-Up de Moto3, o que acabou por atrasar todo o programa desta ronda do Mundial
Na largada, Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda Team Asia) que saiu da pole position assumiu de imediato o comando da corrida, trazendo atrás de si Xavi Vierge (Tech3 Racing) e Alex Márquez (EG 0,0 Marc VDS), enquanto Miguel Oliveira era quinto, atrás de Mattia Pasini (Italtrans Racing Team)
Muito atrasado neste inicio de corrida, surgia Franco Morbidelli (EG 0,0 Marc VDS), líder do campeonato que ocupava a 12ª posição, enquanto o seu mais directo adversário nas contas do Mudnial, Thomas Luthi (CarXpert Interwetten) era sétimo.
Na frente Nakagami via surgir Mattia Pasini (Italtrans Racing Team) na sua roda, mas o italiano acabaria por ser surpreendido por Alex Márquez a 11 voltas do final com o espanhol a ultrapassar Pasini e a assumir a segunda posição.
Miguel Oliveira lutava nesta fase da corrida com Vierge pela quarta posição e os dois rapidamente colaram em Mattia Pasini para lutarem pela terceira posição. Vierge não demorou muito a ascender a terceiro, mas Pasini não facilitou e respondeu de imediato para recuperar a posição, acabando contudo o piloto da Tech3 Racing por voltar a passar o italiano da Italtrans Racing Team e rapidamente procurar colar aos dois da frente.
Nesta fase da corrida Hafizh Syahrin (Petronas Raceline Malaysia), estava em modo de recuperação e era o homem mais rápido em pista ocupando a sexta posição atrás de Miguel Oliveira. O malaio, passou mesmo para a frente de Oliveira a sete voltas do final da corrida e realizava a volta mais rápida, ao rodar em 2m07172s.
Na luta pela liderança da corrida, Alex Márquez começava a mostrar-se a Takaaki Nakagami, revelando ao japonês que não iria facilitar na discussão pela vitória e a cinco voltas do final o espanhol subia mesmo à liderança.
Nakagami que parecia evidenciar problemas com os pneus, viu Xavi Vierge passar a segundo e pouco depois era Hafizh Syahrin ultrapassou o japonês, que desta forma caia de primeiro para quarto em apenas uma volta.
A duas voltas do final da corrida Francesco Bagnaia (SKY Racing Team VR46) que já havia passado por Miguel Oliveira, acabou mesmo por conseguir despachar-se de Takaaki Nakagami e ascender à quarta posição.
No final Alex Márquez conquistou a terceira vitória da época, relegando Xavi Vierge para o segundo lugar a 1,465s, enquanto Hafizh Syahrin foi terceiro a 3,134s, terminando na frente de Bagnaia que foi quarto a 5,415s do vencedor.
Já Mattia Pasini fechou o top cinco, depois de ter ultrapassado Nakagami na última volta, enquanto Miguel Oliveira foi sétimo a 7,597s do vencedor.
Nota ainda para Franco Morbidelli que terminou esta 15ª ronda do campeonato na oitava posição
Nas contas do campeonato e após esta ronda do Japão ,Franco Morbidelli continua na liderança do campeonato com 256 pontos, enquanto Thomas Luthi é segundo com 232 pontos e Alex Márquez regressou ao terceiro lugar somando agora 180 pontos, em troca com Miguel Oliveira que baixou ao quarto lugar com 166 pontos.
Classificação final