Moto2, França, T2: Gonzalez o mais rápido com volta recorde
O piloto espanhol da QJ Motor Gresini foi o mais rápido à frente de Garcia e Alcoba numa sessão recorde.
Chegada a hora da Moto2 entrar na pista para decidir quem teria entrada direta no Q2 mais tarde no Grande Prémio de França, Manuel Gonzalez foi o mais rápido e com uma volta magnífica de 1:34.868 liderou a sessão de sábado de manhã. Gonzalez pressionou bastante no final da sessão, deixando atrás Sergio Garcia (MT Helmets – MSI), que foi o mais rápido no final da sexta-feira e passou a maior parte do treino 2 no topo da tabela de tempos. O espanhol ficou 0,242s atrás e à frente do compatriota Jeremy Alcoba (Yamaha VR46 Master Camp Team), depois de uma sessão brilhante antes da qualificação posterior.
Uma sessão dramática com Diogo Moreira (Italtrans Racing Team) a cair na última curva a mais de 20 minutos do final. Deniz Öncü (Red Bull KTM Ajo) teve um momento próprio na última curva, perdendo a traseira e salvando de forma espetacular uma queda.
O líder do mundial Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team) ficou em quarto lugar, continuando uma sequência fantástica de resutados em 2024, com o objetivo de manter a sua vantagem de cinco pontos. Somkiat Chantra (IDEMITSU Honda Team Asia) completou os cinco primeiros Chantra terminou a sessão à frente de Alonso Lopez, da Folladore SpeedUp, que saiu tarde para estabelecer um tempo forte. Filip Salac (Elf Marc VDS Racing Team) foi sétimo, continuando a mostrar grande ritmo em Le Mans, à frente de Marcos Ramirez (OnlyFans American Racing Team).
Fermin Aldeguer (Folladore SpeedUp) caiu em nono lugar e correu brevemente o risco de terminar a sessão fora dos 14 primeiros. No entanto, o #54 fez algumas voltas fortes e saltou do 14º para o nono nos últimos cinco minutos da sessão. para encerrar o treino 2 à frente de Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) e Ai Ogura (MT Helmets – MSI). Jake Dixon foi o único piloto da CFMOTO Inde Aspar Team entre os 14 primeiros, à frente de Albert Arenas (QJMOTOR Gresini Moto2) e Barry Baltus (RW-Idrofoglia Racing GP).
Mais tarde, o Q1 será tenso, com Aron Canet caindo para 16º na classificação combinada antes da qualificação, depois do vencedor do GP de Portugal marcar 1m35,657s. Zonta Van Den Goorbergh foi eliminado do top 14 pelo companheiro de equipa Baltus no minuto final e juntar-se-á a Canet e Izan Guevara (CFMOTO Inde Aspar Team) mais tarde.
A Moto2 regressa à pista de Le Mans para a importante sessão de qualificação às 12h45.
Top 10 dos Tempos Combinados de Moto2
1 MANUEL GONZALEZ (QJMOTOR GRESINI MOTO2™) 1:34.868
2 Sergio Garcia (MT Helmets – MSI) +0.227
3 Jeremy Alcoba (Yamaha VR46 Master Camp Team) +0.242
4 Joe Roberts (OnlyFans American Racing Team) +0.354
5 Somkiat Chantra (IDEMISTU Honda Team Asia) +0.363
6 Alonso Lopez (Folladore SpeedUp) +0.372
7 Filip Salac (Elf Marc VDS Racing Team) +0.440
8 Marcos Ramirez (OnlyFans American Racing Team) +0.451
9 Fermin Aldeguer (Folladore SpeedUp) +0.470
10 Tony Arbolino (Elf Marc VDS Racing Team) +0.478