Moto2: Desclassificação de Mattia Pasini dá pódio a Miguel Oliveira em Barcelona
Terminou da melhor forma a primeira metade da temporada de 2017 para Miguel Oliveira. Depois da espectacular exibição realizada na corrida de ontem em Sachsenring, que resultou no segundo lugar e num novo recorde da volta mais rápida em corrida no circuito germânico para a categoria de Moto2, Oliveira viu ainda ser chamado a si mais um pódio, este referente ao Grande Prémio da Catalunha, realizado entre os dias 9 e 11 de junho.
Isto porque Mattia Pasini, que havia cruzado a linha de meta em segundo, foi desclassificado. O resultado desta acção foi o facto das análises realizadas ao óleo utilizado na sua Kalex, após a qualificação e já depois na contra-análise, terem apresentado resultados diferentes daqueles que são legais à luz do regulamento. Curiosamente o seu colega de equipa na Italtrans Racing Team, o estreante Andrea Locatelli, não foi alvo de qualquer sanção.
Um rude golpe para o piloto italiano e que beneficia directamente todos os pilotos que terminaram atrás de si a corrida entre os quais Miguel Oliveira, que subiu do quarto para o terceiro lugar, somando assim o quarto pódio do ano. Um resultado que em nada altera a classificação de Oliveira no campeonato, terceiro lugar, mas permite ao piloto luso ter mais alguns pontos de vantagem, neste caso quatro, para o quarto classificado, que é Álex Márquez.
O pódio da corrida no circuito de Barcelona-Catalunha ficou assim completo com o vencedor, Álex Márquez, e Thomas Lüthi, que também beneficiou da desclassificação de Pasini para subir ao segundo posto e com isso reduzir a desvantagem pontual para o líder do campeonato, Franco Morbidelli (quinto na Catalunha), situando-se esta agora na casa dos 34 pontos.