Não foi fácil o dia para o pelotão de Moto2 no traçado de Phillip Island. A chuva que caiu durante o dia e as baixas temperaturas no circuito australiano prejudicaram o trabalho dos pilotos e equipas, tendo mesmo levado ao cancelamento da segundo sessão do dia devido ao degradar das condições meteorológicas.
No primeiro treino livre foi Jonas Folger o mais forte. O piloto alemão, que no próximo ano fará a estreia em MotoGP, parou o cronómetro em 1m47.629s e deixou o segundo classificado, Danny Kent, a 0,169s. No terceiro posto e a meio segundo ficou o líder do Mundial, Johann Zarco. Lorenzo Baldassarri e Álex Rins completaram o top cinco deste dia atribulado.
Esta sessão ficou ainda marcada pelas quedas de Sam Lowes e Franco Morbidelli, sendo que este último ficou mesmo com a sua Kalex em muito mau estado.
De realçar ainda que Miguel Oliveira não está presente no GP da Austrália. O piloto da Leopard Racing optou por falhar esta ronda bem como o GP da Malásia, a realizar no próximo fim de semana, de modo a recuperar por completo da fratura de uma clavícula no GP de Aragão.