Moto2, Argentina, Corrida: Dia perfeito para Tony Arbolino

Por a 2 Abril 2023 17:04

Alonso Lopez (Beta Speed Up) abriu o caminho durante praticamente toda a corrida, mas a 3 voltas do final Tony Arbolino (ELF Marc VDS) disse adeus ao espanhol para chegar ao triunfo no Grande Prémio da Argentina de Moto2, assumindo a liderança do campeonato.

Alonso Lopez que garantiu no sábado a pole-position, Aron Canet e Somkiat Chantra ocuparam a primeira linha da grelha de partida para o Grande Prémio da Argentina de Moto3. Na segunda linha estavam Jake Dixon, Pedro Acosta e Celestino Vietti, fazendo prever uma corrida com vários lideres nas primeiras voltas.

A corrida de Moto2 foi encurtada de 21 para 14 voltas – basicamente uma Sprint Race – por ter sido declarada como ‘Wet Race’ devido ao piso ainda muito molhado, com muitas poças e sem linhas secas, apesar do sol começar a espreitar no Circuito Termas de Rio Hondo.

Cumprida a volta de aquecimento e desligado o semáforo foi Canet que tomou a dianteira do pelotão, mas rapidamente Jake Dixon lhe retirou o primeiro lugar. Seguiam-se Lopez, Tony Arbolino (que partiu de P8) e Manuel Gonzalez. Pedro Acosta fazia um péssimo arranque baixando a 18º, Canet recebia uma penalização de dupla volta longa.

A 12 voltas do final Alonso Lopez liderava na frente de Dixon, Arbolino e Darryn Binder. Canet era quinto, tinha que cumprir a volta longa e incrivelmente manteve-se em P5. Duas voltas depois a vantagem de Lopez sobre Arbolino já era superior a meio segundo. Acosta tinha subido a 16º, portanto ainda fora dos pontos.

Com 8 voltas por percorrer, Arbolino e Dixon estavam já junto do líder Alonso Lopez. Mais atrás vinham Canet e Binder a completar os cinco primeiros, Seguiam-se Salac,Chantra,  Gonzalez, Arenas e Garcia a completar o top 10. A 6 voltas do final, Pedro Acosta já tinha entrado na zona de pontos em P12 com Albert Arenas e Sam Lowes à sua frente.

No comando Alonso Lopez segurava com autoridade o primeiro lugar, mas Arbolino espreitava a oportunidade, aproximando-se do espanhol e afastando-se do britânico Dixon.  Lopez Cumpria a sua 20ª corrida de Moto2 e tinha na mira a sua terceira vitória na categoria. O italiano Arbolino pressionava, pressionava e a 3 voltas do final assumia a posição de líder roubando o P1 a Lopez, sabendo que um triunfo na Argentina lhe garantia a liderança do campeonato.

A 2 voltas do final Canet estava em P4 atrás dos três primeiros, com Garcia e Binder a fechar os seis primeiros. Acosta não decolava de P12, agora atrás de Sam Lowes e Manuel Gonzalez. Entrando com uma distancia de segurança sobre Lopez na última volta, Tony Arbolino vem a vencer a corrida e torna-se o novo líder do campeonato de Moto2 – algo que acontece pela primeira vez na sua carreira.  

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x