Moto2, 2022, Argentina, Corrida: Vence Vietti após contacto com Aldeguer

Por a 3 Abril 2022 18:39

Celestino Vietti (Mooney VR46) venceu na Argentina e consolidou ainda mais a sua posição de líder, naquela que foi a sua segunda vitória este ano na classe intermédia. O italiano resistiu bem após um contato com Fermíni Aldeguer para vencer.

O tempo estava ideal para a corrida, 23 graus na atmosfera e 41 no asfalto, e sobretudo, a pista com menos vento do que no sábado. O arranque foi um drama para Augusto Fernández que partiu mal e foi ultrapassado por vários adversários, para depois na travagem da primeira curva tocar em Ai Ogura e ir ao solo. Manuel González, para evitar o contacto, perdeu posições e depois Antonelli e Kelly caíram.

Fermín Aldeguer manteve a primeira posição da pole e tentou escapar, Celestino Vietti foi atrás dele. Aron Canet fez uma excelente largada para ficar em quinto, como Pedro Acosta que subiu sete posições até décimo. Foi então a vez de Vietti superar Aldeguer sem a menor cerimónia para assumir a liderança. Somcat Chantra era terceiro e Canet passou por Arbolino para tentar subir. Ogura e Arbolino travaram uma luta dura com constantes ultrapassagens.

A 16 voltas do final, chegou o incidente que marcaria a corrida. Vietti escorregou na curva 13 e quando se reposicionou na linha, Aldeguer que estava por dentro a tentar reassumir o primeiro lugar, levando um toque fortíssimo do italiano e caindo de forma aparatosa. Vietti resistiu à colisão e permaneceu na frente mas tinha Chantra e Canet a aproximarem-se. Fermín chegou à sua box a chorar e sem a opção de ser o mais jovem a vencer na classe intermédia. Os comissários anunciaram que consideravam a colisão como um ‘incidente de corrida’.

O tailandês Chantra aproximou-se do pupilo de Rossi, enquanto o valenciano Canet foi apanhado por Ogura, que havia deixado Arbolino para trás. Acosta ultrapassou Arenas e ficou em oitavo lugar. A 12 voltas do final Chantra ultrapassou Vietti na mesma curva, curva 13 mas Vietti recuperou o primeiro lugar na mesma curva uma volta depois. Canet viu que a dupla da frente deu um esticão e afastou-se. Vietti, aos poucos, décimo a décimo, deixou Chantra para trás, que, por sua vez, abriu mais espaço com Ogura e Canet. Rodrigo, o ídolo local, caiu perigosamente a meio de uma curva e por sorte Corsi não lhe bateu.

Solitário, Vietti controlou bem a corrida até ao final para conquistar o seu segundo triunfo com a Kalex da Mooney VR46. As atenções concentraram-se na luta pela terceira que ficou na sua posse na curva 8, mas Ogura entrou forte na curva 13 e ultrapassou o pupilo de Sito Pons para ser terceiro. Acosta resistiu a Arenas para terminar em sétimo.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x