Moto2, 2021, Valência – TL1: Augusto Fernandez como peixe na água
No piso molhado do circuito Ricardo Tormo, Augusto Fernandez começou o final de temporada de 2021 em Valência com o melhor tempo no primeiro treino livre de Moto2. Joe Roberts e Hector Garzo ficaram nas posições imediatas, enquanto os rivais pelo título Gardner e Raul Fernandez ficaram distantes do top 10.
O fim de semana do GP de Valência começou mal para o britânico Sam Lowes que caiu forte na curva 5 e foi atirado para fora da sua Kalex da Marc VDS de forma brusca. Lowes não voltou à pista nesta manhã de sexta-feira, mas após um exame médico, a sua equipa confirmou que está bem o piloto britânico. Tom Lüthi caiu na curva 13 aos dez minutos do TL1. O piloto de 35 anos de Berna, campeão mundial de 125 cc em 2005, duas vezes vice-campeão da Moto2 e 17 vezes vencedor de um GP, está a disputar o último Grande Prémio da sua carreira de piloto este fim de semana. O segundo classificado no mundial de 2021 Raul Fernandez, escapou por pouco também a uma queda na curva 1 do circuito de Cheste. Já não chovia, mas o piso estava molhado e as condições eram difíceis com uma temperatura de asfalto de 13 graus.
Na fase inicial do primeiro treino livre, Fermin Aldeguer, de 16 anos e piloto da Boscoscuro, estava no topo da tabela de tempos. Após um quarto de hora, o piloto da Italtrans Kalex, Joe Roberts, assumiu a liderança com uma volta de 1’46.966. O piloto da NTS, Hafizh Syahrin, também estava entre os 3 primeiros. Pouco antes de cumprida a primeira metade da sessão de 40 minutos, outro piloto da Boscoscuro assumiu a liderança, Aron Canet com um tempo de 1’46,908. Mas não durou muito porque Hector Garzo fez uma volta de 1’46,791, prontamente baixada por Joe Roberts para 1’46,607. Garzo também escapou por pouco a uma queda na curva 13.
A dois minutos do final, Garzo não conseguiu evitar uma queda na curva 11, enquanto Augusto Fernandez baixou em seis décimos o melhor tempo para 1’45 da sessão, mas por causa de uma bandeira amarela esse tempo foi retirado do ranking. Cameron Beaubier caiu na fase final na curva 2 e os rivais pelo título contiveram-se: Raul Fernandez terminou o TL1 em 12º e o líder do campeonato do mundo Remy Gardner acabou num modesto 20º lugar.