GP Américas Moto2: Miguel Oliveira 6º, Morbidelli prolonga invencibilidade

Por a 23 Abril 2017 19:04

Partindo da sétima posição, Miguel Oliveira terminou no sexto lugar o GP das Américas, terceira ronda da presente época. Numa corrida, que já se sabia que seria muito exigente,  nas primeiras voltas o piloto da Red Bull KTM Ajo rodou no sexto posto, tendo subido ao quinto lugar após a queda do irreverente Mattia Pasini na curva 1.

Contudo e apesar de ter realizado uma corrida muito consistente, à semelhança do que já havia feito nos treinos livres, Oliveira não mostrou durante a mesma ter ritmo para chegar perto dos quatro primeiros, pois se recuperava tempo na parte sinuosa do circuito de Austin, depois perdia terreno na zona mais rápida, o que impossibilitava a tentativa de conseguir ir mais além. Ao mesmo tempo acabou por ceder o quinto lugar para Dominique Aegerter, que vinha a segurar de forma magistral, após ter falhado uma travagem para a curva 1.  Até ao fim o piloto português bem tentou recuperar, mas não conseguiu chegar novamente perto da Suter de Aegerter. Nas contas do campeonato Miguel Oliveira, que tem realizado um grande início de época, mantém o terceiro lugar, mas agora a 32 pontos do topo e 11 pontos de vantagem para o quarto classificado, que é Takaaki Nakagami.

Quanto à vitória ficou pelo terceiro Grande Prémio consecutivo nas mãos de Franco Morbidelli, que tem vindo a realizar um início de época perfeito constituindo-se neste momento como o mais sério candidato ao título. Depois de nas primeiras voltas ter trocado de liderança com o seu colega de equipa, Álex Márquez, o piloto italo-brasileiro aproveitou da melhor forma um pequeno erro de Márquez para assim assumir o primeiro posto, que não mais viria a largar até ao final. Como já é seu hábito Morbidelli imprimiu um ritmo diabólico – o único a rodar em 2m09s – que permitiu ganhar uma vantagem confortável e gerir a corrida a seu bel-prazer nas últimas voltas não obstante a tentativa de aproximação a meio da contenda por parte do mais direto perseguidor. Com este registo 100% vitorioso nas três corridas iniciais da época na categoria intermédia do Mundial, Franco Morbidelli igualou o registo do malogrado Daijiro Kato, que fez o mesmo no já longínquo ano de 2001 então na extinta classe de 250cc.

Incapaz de chegar a ‘Morbi’, Thomas Lüthi cruzou a linha de meta no segundo lugar com uma corrida muito consistente, somando o terceiro pódio em outras tantas corridas. O pódio ficou completo com Takaaki Nakagami, que ascendeu a esta posição depois de superar Álex Márquez, que mais uma vez falhou o pódio. Em dia do seu 20º aniversário o irmão mais novo de Marc Márquez nunca mais se conseguiu encontrar, depois do erro que cometeu quando lutava pelo primeiro posto, e terminou o Grande Prémio no quarto lugar.

De sublinhar ainda a boa recuperação de Simone Corsi, que partindo do 17º lugar recuperou até sétimo, e o facto de novamente os cinco construtores presentes no Mundial (Kalex, KTM, Suter, Speed Up e Mistral) terem colocado pilotos no top 10 da corrida, o que espelha uma vez mais o equilíbrio vivido nesta competitiva categoria.

A próxima ronda do Mundial é o Grande Prémio de Espanha, que terá lugar em Jerez de la Frontera entre os dias 5 e 7 de maio.

Sem Título

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x