Construtores procuram adaptar-se à nova ECU
Os pneus não são a única grande mudança técnica de 2016. Os pilotos e engenheiros também estão à procura de compreender o novo módulo de gestão eletrónica (ECU) desenvolvido pela Magneti-Marelli que será comum a todas as equipas.
O vice presidente da HRC, Shuhei Nakamato, revelou ter recebido a mais recente versão do mesmo na última sexta-feira, o que significa que os engenheiros “só agora tiveram tempo” para verificar falhas. “O novo software funciona, mas é diferente do nosso software de fábrica, portanto os nossos engenheiros necessitam de aprender como utilizá-lo. Os três construtores – Honda, Yamaha e Ducati irão agora reunir-se com a Magneti-Marelli e discutir o futuro”, acrescentou.
A Honda, Yamaha e Ducati eram os construtores presentes no MotoGP quando o módulo de gestão eletrónica comum foi acordado e podem juntar-se para pedir ao novo fornecedor que sejam adicionadas novas funcionalidades, para benefício de todos, embora não possam adicionar qualquer programação da sua autoria. Apenas a Magneti-Marelli.
“O desenvolvimento é da responsabilidade da Magneti-Marelli”, confirmou Nakamoto. “Os três construtores fazem uma lista de prioridades. Neste momento existem muitas coisas em mente, mas não podemos fazer tudo ao mesmo tempo.”