FÓRMULA 1 ESTÁ A DEIXAR O MOTOGP… AOS ‘SALTOS’

Por a 8 Setembro 2017 16:08

Os responsáveis da Fórmula  podem ter 1001 ideias para melhorar o espectáculo da Fórmula 1 em pista, mas se o seu objectivo for alinhá-lo com o espectáculo proporcionado pelo MotoGP, bem podem ‘tirar o cavalinho da chuva’ porque será sempre mais fácil às motos poderem rodar muito juntas, o que não acontece com os carros. Basta perceber que onde ‘cabem’ quatro motos, ‘cabe’ um Fórmula 1 em pista e isto é algo que nunca poderá ser mitigado pela F1. Contudo, a ‘caravana’ do MotoGP está a ser ‘afetada’ pela F1…

Os  homens do MotoGP estão a ficar preocupados com os circuitos que partilham com a Fórmula 1, pois nas corridas de motos que se realizam depois da passagem por lá dos Fórmula 1, os homens das motos queixam-se de imensas vibrações, inclusivamente em reta, e a razão é simples: O incremento aerodinâmico que sofreram este anos os F1 estão a fazer com que ‘rasguem’ os asfalto e a ‘malta’ das motos é que está a sofrer.

Esta situação não se nota em competições de mais baixo nível, mas no MotoGP, as queixas têm sido mais do que muitas. Se o reasfaltamento parcial da pista em Silverstone foi bom para os homens do MotoGP, há outros casos muito complicados. Segundo Cal Crutchlow: “Com o downforce destes novos Fórmula 1, Spielberg foi uma anedota. Não imaginam! Mesmo em reta a moto vibrava imenso e saltava. E tudo foi muito pior do que o ano passado, e nas curvas em que o appex fica na parte mais alta (off-camber) é muito mau. Tudo isto significa que o asfalto está a ser danificado pelos F1. Eles asfaltaram algumas curvas, como por exemplo em Silverstone e tudo ficou muito melhor, mas era preciso terem-no feito na pista toda. Portanto o problema vai manter-se sempre que partilharmos a pista com os F1 pois vão ficar saltitantes de um ano para o outro, mesmo que as asfaltem todos os anos. Por isso percebo as preocupações dos organizadores”

Os pilotos da Honda, Marc Marquez e Dani Pedrosa, afinam pelo mesmo diapasão com Marc Marquez a dizer que: “Silverstone é um dos piores traçados do calendário a esse nível, vamos continuar a pedir que resolvam o problema. Tivemos bem mais ressaltos que o ano passado” disse. Pedrosa acrescentou que : “É preciso voltar a asfaltar mas nem sequer sabemos quanto tempo durará o piso liso, sempre que partilharmos circuitos com a F1”. Valentino Rossi confirma os seus colegas: “Os Fórmula 1 danificam as pistas, mas mesmo quando reasfaltam partes, o asfalto diferente também causa problemas, especialmente quando o ‘corte’ é feito no meio da curva. Equilibrar um moto para uma pista ‘saltitona’ não é fácil”.

author avatar
José Abreu
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x