SuperEnduro, Rd1, Polónia: Billy Bolt abre campeonato a vencer

Por a 15 Dezembro 2024 14:29

A duas semanas da abertura do champanhe para celebrar a entrada no novo ano, o Campeonato do Mundo de SuperEnduro FIM 2025 arrancou este sábado em Gliwice, na Polónia.

O herói da casa, Dominik Olszowy, deu luta, mas não conseguiu evitar a vitória de Billy Bolt. Jonny Walker conseguiu o terceiro lugar depois de um azar na última corrida e o português Diogo Vieira terminou no 11º lugar.

Se a primeira noite do espetáculo de enduro indoor for alguma coisa, estamos perante uma temporada de 2025 de SuperEnduro de arromba. Grande ambiente como sempre na Polónia, corridas soberbas em todas as classes, uma mistura de motos, nacionalidades, idades e muito drama. Teve de tudo.

A classe Prestige está tão recheada de talento este ano que a primeira corrida da “noite” aconteceu à tarde, com pilotos como Ash Brightmore, Toby Martyn, Harry Edmondson e Alfredo Gomez a passarem por uma corrida de qualificação de última oportunidade antes dos treinos cronometrados, que acabaram por reduzir os 14 pilotos qualificados.

Jonny Walker

Depois de um grande acidente nos treinos, Billy Bolt foi o mais rápido como seria de esperar. O atual campeão foi o único piloto a rodar abaixo dos 40 segundos e foi dois segundos mais rápido do que qualquer outro com a sua melhor volta completa. Jonny Walker deu o máximo na Superpole para conquistar dois pontos vitais à frente de Eddie Karlsson, o terceiro da Stark.

Fiel à sua forma, Billy deu uma aula de mestre na primeira moto, abrindo uma vantagem desde o início e mantendo-a para a vitória. Atrás dele, foi muito mais emocionante, com Walker a ter de se defender de um Olszowy em grande forma, com destaque para a luta entre Cooper Abbott, Eddie Karlsson e os dois irmãos Brightmore pelo quarto ao sétimo lugar.

Dominik Olszowy

A segunda corrida não poderia ter sido mais dramática, com Olszowy a assumir a liderança desde o início, com Bolt a conseguir chegar ao guarda-lamas traseiro do herói da casa após algumas voltas. Mas o campeão cometeu erros em toda a pista e, de forma pouco habitual, a situação inverteu-se. O piloto polaco conseguiu a sua primeira vitória, à frente de Walker e Ash Brightmore, que conseguiu um primeiro terceiro lugar.

Bolt estava determinado a restaurar a ordem para a vitória na terceira corrida. “Tenho de aprender a ser mais paciente quando tenho velocidade e quando se sai da pista três vezes, torna-se difícil para nós próprios. Mas estou contente com a forma como dei a volta à situação”. Disse Billy, que fez na Polónia o arranque perfeito para 2025.

Dominik Olszowy provou que é o herói polaco nos dias de hoje com o segundo lugar na geral e o seu melhor resultado de sempre – e para Rieju. Entretanto, atrás dele, um erro de Walker a meio da terceira corrida fez com que a sua corrente se soltasse e demorou uma eternidade a voltar a colocá-la. Devido às regras, Jonny estava a lutar na pista sem assistência e, embora tenha terminado (tinha de o fazer para ganhar três pontos vitais), ficou em terceiro lugar na geral, roubando o pódio a Ash Brightmore por um ponto. Cooper Abbott completou os cinco primeiros numa Sherco de stock.

Diogo Vieira

O português Diogo Vieira (GASGAS) terminou na 11ª posição da geral, com idênticas posições na primeiras duas finais e um décimo lugar na terceira final.

O Campeonato do Mundo de SuperEnduro regressa à ação no dia 4 de janeiro em Riesa, na Alemanha, para a sua segunda ronda.

Ashton Bightmore

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x