Portugal abre primeira World Enduro Super Series

Por a 6 Dezembro 2017 14:53

Depois de avanços e recuos está lançada a concepção de um campeonato dedicado ao hard enduro com a criação da World Enduro Super Series, que terá a sua primeira edição em 2018.

Composta maioritariamente por provas de hard enduro esta nova competição inclui também no seu programa eventos de cross country, corridas na praia e enduro mais tradicional. Como diz o comunicado oficial de apresentação da World Enduro Super Series estamos perante um “campeonato global de enduro” que pretende encontrar o “Ultimate Enduro Rider”.

Esta nova série contará no seu calendário com oito rondas, sendo que a primeira prova da história desta competição terá lugar em Portugal entre os dias 11 e 13 de maio. O evento que irá decorrer no nosso país será a Porto Extreme XL Lagares, prova que de ano para ano tem vindo a ganhar cada vez mais importância no panorama mundial do extreme enduro e que arrasta até ao norte de Portugal os melhores pilotos do mundo desta exigente disciplina.

Deste calendário fazem parte também algumas das provas bem conhecidas do hard enduro mundial como são o caso do Red Bull Romaniacs,  ErzbergRodeo ou o Red Bull 111 Megawatt. Falta ainda definir o local da sexta jornada num calendário onde estão, para já, de fora outros eventos de renome como o italiano Hell’s Gate ou o Red Bull Sea to Sky.

A primeira edição da World Enduro Super Series irá disputar-se entre maio e novembro, sendo que tudo irá terminar com o holandês Red Bull Knock Out, que decorre anualmente na espectacular praia de Scheveningen. Todas as contendas terão lugar em solo europeu, no entanto os organizadores apontam para um “crescimento estratégico internacional”, leia-se fora da Europa, já em 2019. E provas não faltam se pensarmos que o conhecido Roof of Africa ou o brasileiro Red Bull Minas Riders ficaram de fora do calendário.

Tal como vem acontecendo até aqui nestas provas a competição continua a estar aberta a pilotos profissionais e amadores. Segundo os organizadores o objetivo da World Enduro Super Series passa mesmo por colocar à prova todas as aptidões de um piloto de enduro ao mesmo tempo que responde às necessidades dos pilotos amadores permitindo a participação em larga escala destes. A inscrição é feita de forma individual para cada certame.

De referir que todas as oito jornadas previstas terão o mesmo sistema de pontuação, isto apesar de permanecerem 100% independentes ou seja irão continuar com o seu próprio regulamento e ‘essência’.

Calendário:

1º Porto Extreme XL Lagares (Portugal) maio 11-13

2º Erzbergrodeo Red Bull Hare Scramble (Áustria) maio 31 – junho 3

3º Trefle Lozerien AMV (França) junho 8-10

4º Red Bull Romaniacs (Roménia) julho 24-28

5º Red Bull 111 Megawatt (Polónia) setembro (data a anunciar)

6º Prova a anunciar

7º Gotland Grand National (Suécia) outubro 26-27

8º Red Bull Knock Out (Holanda) 10 de novembro

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x