Mundial SuperEnduro, Grã-Bretanha: Billy Bolt campeão invicto, Diogo Vieira 7.º
Terminou este sábado o campeonato do mundo de SuperEnduro em Newcastle, Grã-Bretanha.
A competir “em casa”, Billy Bolt (1.º/1.º1.º) fechou a temporada com “chave de ouro”! Foi o mais rápido nos treinos, fez a melhor volta na “SuperPole” e impôs a sua lei em cada uma das três Finais da noite.
Com isto, o piloto da Husqvarna conquistou o tetra-campeonato, afirmando-se cada vez mais como o melhor piloto da história do SuperEnduro! Vencedor na classificação geral dos sete Grandes Prémios realizados, o britânico terminou o campeonato com uns expressivos 73 pontos de vantagem sobre o 2.º colocado.
Jonny Walker (2.º/3.º/3.º) foi praticamente o único a conseguir rivalizar com Bolt ao longo da época e, por isso, o título de vice-campeão é mais que merecido. O piloto da Beta esperava poder dar mais luta ao seu compatriota mas uma intoxicação alimentar na penúltima ronda arruinou as suas esperanças.
No seu regresso ao SuperEnduro depois de duas coroas consecutivas de campeão do mundo de Hard Enduro, Manuel Lettenbichler (4.º/2.º/2.º) representou muito bem a KTM e fechou o ano num positivo 3.º posto no campeonato.
A completar o Top 5 na tabela final dos pontos ficaram Will Hoare (5.º/5.º/7.º) e Mitchell Brightmore (3.º/4.º/5.º), dois britânicos que terminaram na ordem inversa a esta em Newcastle.
Diogo Vieira (8.º/9.º/6.º) foi o melhor piloto privado no campeonato do mundo de SuperEnduro! A 8.ª posição no GP da Grã-Bretanha foi suficiente para que o piloto do Raposeira Bubbles Team concluísse a temporada num positivo 7.º posto. Para a história do motociclismo português fica o pódio conquistado em Budapeste, palco do GP da Hungria.
Fica assim concluída mais uma edição do mundial de SuperEnduro, competição que regressa no final do ano para mais uma época. Torcemos para voltar a ver Diogo Vieira em mais uma temporada completa neste campeonato!
Classificação geral do Grande Prémio da Grã-Bretanha de SuperEnduro
- Billy Bolt (GBR), Husqvarna, 63 pts
- Jonny Walker (GBR), Beta, 49 pts
- Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 47 pts
- Mitchell Brightmore (GBR), GasGas, 39 pts
- Will Hoare (GBR), Rieju, 32 pts
- Dominik Olszowy (POL), Rieju, 30 pts
- Eddie Karlsson (SUE), Husqvarna, 26 pts
- Diogo Vieira (POR), GasGas, 25 pts
- Tim Apolle (ALE), Beta, 25 pts
- Alonso Trigo (ESP), Sherco, 18 pts
Classificação final do campeonato do mundo de SuperEnduro 2023/24
- Billy Bolt (GBR), Husqvarna, 427 pts
- Jonny Walker (GBR), Beta, 354 pts
- Manuel Lettenbichler (ALE), KTM, 287 pts
- Will Hoare (GBR), Rieju, 240 pts
- Mitchell Brightmore (GBR), GasGas, 230 pts
- Dominik Olszowy (POL), Rieju, 221 pts
- Diogo Vieira (POR), GasGas, 193 pts
- Eddie Karlsson (SUE), Husqvarna, 178 pts
- Tim Apolle (ALE), Beta, 171 pts
- Alonso Trigo (ESP), Sherco, 111 pts
:.
(Foto: Facebook MotoZ FIM SuperEnduro World Championship)