Hard Enduro, Sérvia, 1º Dia: Wade Young vence a primeira tirada nas montanhas
O primeiro dia nas montanhas sérvias no Xross Hard Enduro Rally, viu Wade Young conseguir um resultado duplo da GASGAS à frente de Michael Walkner, com Teo Kabakchiev da Sherco em terceiro.
O tempo esta semana na Sérvia está quente e as subidas na floresta estão secas, mas os notórios riachos e vales rochosos estão mais escorregadios e soltos do que nunca, com os pilotos a enfrentarem um percurso implacável de 100 km. A terceira ronda representa uma mudança no percurso GPS e nos pontos de controlo.
Teodor Kabakchiev (Sherco)
Foi Teo Kabakchiev, que basicamente abriu o caminho para a primeira metade do dia, fazendo um excelente trabalho de abertura do percurso, mas sofrendo no território virgem. O búlgaro foi apanhado no ponto de controlo cinco pelo sul-africano Wade Young, incansável como sempre nestas condições e a dupla, juntamente com Mario Roman e Michael Walkner, aumentou a sua vantagem sobre o resto do pelotão durante a segunda metade do dia de quatro horas e meia.
Wade Young (GASGAS)
Incansável foi a palavra de ordem para Wade Young, que seguiu Kabakchiev durante a manhã, parecendo reter alguma energia, e depois ultrapassou-o, aumentando constantemente a vantagem para cruzar a meta com 2 minutos e 34 segundos de vantagem no último arco da Red Bull.
Michael Walkner (GASGAS)
Também em boa forma e com uma GASGAS, (é como se a fábrica austríaca tivesse compensado o facto de não ter o Mani ou o Bill nesta ronda do HEWC e tivesse dado a dois outros pilotos o equipamento de fábrica…), Michael Walkner teve um início muito sólido na ronda sérvia com o segundo lugar no primeiro dia. Kabakchiev, pelo contrário, não deve ter sido ajudado pelo facto de ter liderado o caminho esta manhã. É preciso muita energia para fazer subir linhas virgens nalgumas destas ravinas de rocha solta. Como consequência, Teo fez um pouco de bandeira durante a tarde para terminar quase oito minutos abaixo de Young.
Mario Roman (Sherco)
Para Young, Kabakchiev e Mario Roman, em quarto lugar (12 minutos abaixo de Wade), esta ronda é a sua oportunidade de marcar pontos com o líder do mundial Mani Lettenbicheler ausente decido à lesão no joelho. Em segundo lugar na geral, Roman vai querer voltar a ficar entre os três primeiros, pelo menos esta semana, para somar pontos.
Atrás deles ficou David Cyrian, o piloto checo que passa grande parte da sua vida de piloto nas corridas da Europa de Leste que conquistou uma posição entre os cinco primeiros. Graham Jarvis teve um problema a meio da manhã, perdendo quase uma hora para o resolver (um pinhão traseiro torto, segundo sabemos). Fez tempos rápidos durante o dia, mas isso deixou-o a mais de uma hora do líder e em 15º lugar.