Hard Enduro: Manuel Lettenbichler vence o Red Bull Romaniacs
Manuel Lettenbichler (KTM) venceu o Red Bull Romaniacs 2024, a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Hard Enduro FIM.
Depois de ter assumido a liderança no primeiro dia, o piloto da KTM 300 EXC manteve a sua vantagem considerável durante o resto do evento para conquistar a vitória geral por mais de 33 minutos. A vitória marca a terceira vitória do alemão na temporada de Hard Enduro 2024, depois de ter falhado a terceira ronda devido a lesão.
O Red Bull Romaniacs é amplamente considerado como o rali de enduro mais duro do mundo e a edição de 2024 fez jus a essa fatura. Os concorrentes enfrentaram um intenso prólogo citadino, seguido de quatro dias extenuantes de corridas offroad nas montanhas perto da cidade natal de Sibiu, totalizando mais de 23 horas de condução.
O regresso à competição começou com o prólogo de terça-feira, Lettenbichler teve um forte início de corrida, mas um pequeno erro na reta de abertura deixou o alemão a tentar recuperar o atraso. Ao ficar em terceiro lugar no percurso apertado e técnico ao estilo do SuperEnduro, ‘Mani’ recebeu a tarefa nada invejável de liderar o pelotão no Dia 1 de Offroad de quarta-feira.
Primeiro a sair para a estrada no 1º Dia, Mani fez uma exibição notável de corridas de enduro. Navegando através do que muitos descreveram como o dia mais difícil da história do Red Bull Romaniacs, o atual Campeão do Mundo de Hard Enduro foi o mais rápido em nove dos 11 pontos de controlo, registando uma vantagem de mais de 28 minutos no final.
O 2º Dia marcou a primeira metade de uma desafiante etapa maratona, em que os pilotos se separaram das suas equipas na quinta-feira e só voltaram a reunir-se na sexta-feira à tarde. Mani lutou pela liderança durante todo o dia, trocando de lugar com o rival Teodor Kabakchiev. Apesar de ter terminado em segundo lugar com o búlgaro, Lettenbichler aumentou a sua vantagem na corrida para cerca de 35 minutos.
No 3º Dia de sexta-feira, Mani continuou a controlar a corrida com confiança a partir da frente, mantendo um bom ritmo no variado terreno romeno, sem correr riscos desnecessários. Graças à consistência e ao ritmo incansável do alemão, terminou o dia como segundo classificado e chegou ao 4º Dia com uma vantagem confortável de mais de 40 minutos.
No último dia de corrida de sábado, apenas 100 quilómetros separavam Mani da sua quinta vitória na carreira no Red Bull Romaniacs. Um sólido terceiro lugar no último dia foi o suficiente para garantir que o alemão mantivesse a sua liderança na corrida, acabando por conquistar a vitória por 33 minutos e 22 segundos. Com confiança na icónica subida final, Lettenbichler subiu ao degrau mais alto do pódio do Red Bull Romaniacs para recuperar a liderança na classificação geral do campeonato.
“Foi ótimo! Estou bastante cansado, nos últimos três dias tive muitas dificuldades, mas nos últimos 20 quilómetros antes da chegada senti-me melhor por saber que estava perto do triunfo. Encontramos sempre aquele último bocadinho de energia para chegar à meta. Os outros andaram incrivelmente bem durante toda a semana, mas eu estou muito contente com a minha prestação e com a minha quinta vitória consecutiva! Apesar de ter sido difícil, é bom regressar de uma lesão e ir diretamente para o topo do pódio. Agora temos algum tempo para melhorar a minha forma física e depois voltamos ao trabalho no TKO. Estou realmente ansioso por isso”. Disse Lettenbichler.
A quinta ronda do FIM Hard Enduro World Championship 2024 segue para os Estados Unidos depois de uma pausa de três semanas para o Red Bull TKO, de 22 a 25 de agosto.
Classificação final:
1. Manuel Lettenbichler (KTM), 23:22:21
2. Teodor Kabakchiev (Sherco), 23:55:43 +33:22
3. Mario Roman (Sherco), 23:57:58 +35:37
4. Wade Young (GASGAS), 24:30:08 +1:07:47
5. Michael Walkner (GASGAS), 24:48:47 +1:26:26
Campeonato do Mundo FIM Hard Enduro (após 4 de 7 eventos)
1. Manuel Lettenbichler (GER), KTM, 67 pts
2. Wade Young (RSA), GASGAS, 62 pts
3. Mario Roman (ESP), Sherco, 62 pts
4. Teodor Kabakchiev (BUL), Sherco, 57 pts
5. Mitch Brightmore (GBR), Husqvarna, 50 pts