EnduroGP, Suécia, 2.º dia: A vez de Steve Holcombe, Joana Gonçalves 10.ª
À quarta ronda do campeonato do mundo de Enduro, o Grande Prémio da Suécia foi a primeira prova do ano sem qualquer vitória de Brad Freeman, o líder da classe principal, a EnduroGP.
No segundo dia de competição em Skovde, Steve Holcombe apostou na mesma “receita” de Josep Garcia no dia anterior. Muito consistente de início ao fim, o piloto da Beta precisou de vencer apenas 2 das 11 especiais para se estrear este ano no degrau mais alto do pódio.
Brad Freeman foi o mais rápido em 4 especiais mas no antepenúltimo troço do dia cometeu um erro e foi apenas 14.º. Com isto, o britânico teve de ceder a vitória final ao seu colega de equipa por 7,8 segundos.
Os dois pilotos da Beta beneficiariam da queda de Josep Garcia na última passagem pela Enduro Test. O espanhol liderava a classificação geral quando cometeu um erro, caiu e lesionou-se numa clavícula. Um final inglório para o piloto da KTM que havia vencido o primeiro dia do GP da Suécia.
Nathan Watson voltou a ter mais uma jornada positiva, subindo desta vez ao pódio de EnduroGP aos comandos da sua Honda. O campeão do mundo absoluto de 2022, Andrea Verona, voltou a não conseguir ascender ao Top 3, terminando o dia a 3,7 segundos do britânico. Theo Espinasse foi 5.º na classificação geral e venceu a classe E1 na ausência de Josep Garcia.
Joana Gonçalves no Top 10
A competir na classe Senhoras, Joana Gonçalves conquistou na Suécia a sua melhor pontuação do ano. 11.ª na sexta-feira, a piloto da Husqvarna melhorou para a 10.ª posição no sábado. Depois de muito tempo parada devido a lesão, a transmontana começa a mostrar todo o seu potencial e alcançou o Top 10 em 5 das 7 especiais do dia.
Infelizmente, Frederico Rocha sofreu uma queda na SuperTest de quinta-feira e não conseguiu alinhar nos dois dias de competição.
O campeonato do mundo de Enduro prossegue nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho na Eslováquia.
:.
(Foto: Future7Media)