EnduroGP: Pedro Almeida subiu ao pódio do mundial com Jamie McCanney!
No Grande Prémio da Eslováquia de Enduro, Jamie McCanney venceu o segundo dia na categoria E1. E quem representou a equipa do britânico neste pódio do campeonato do mundo? O português Pedro Almeida!
Também conhecido como “Barbaças”, o experiente mecânico de Coimbra já trabalhou com lendas do motociclismo português como Paulo Gonçalves, Luís Serra, César Peixe, Rúben Faria, Joaquim Rodrigues, Sandro Peixe e Rui Gonçalves.
Pedro Almeida chegou ao Dakar e acabaria por ser contratado pela equipa oficial da Yamaha. Foi aí que McCanney conheceu o português…
“Conheci o Pedro em 2019 quando assinei pela equipa de Rally Raid da Yamaha. Acabei por ser o piloto de testes, o que significa que passei muito tempo com o Pedro a tentar melhorar a moto. Demo-nos muito bem desde o início e realmente gostei de trabalhar com ele. Acho que ambos tínhamos uma mentalidade parecida.”
A relação dentro da equipa japonesa terminou mas Jamie não se desligou de Almeida: “Assim que a equipa Yamaha de Rally Raid acabou em 2021, decidi voltar ao Enduro e mantive contato com Pedro. Em 2022 assinei com o Paul Edmondson, andámos à procura de um mecânico de corrida. Não tive que pensar duas vezes em quem eu queria a trabalhar ao meu lado.”
O convite do inglês surgiu e o luso aceitou! “Para minha grande surpresa, o Pedro concordou em vir-me ajudar, apesar de já ter a agenda lotada. Nunca conheci um mecânico tão dedicado ao seu trabalho e não há muito que ele não possa fazer!”
No GP da Eslováquia de Enduro, Jamie McCanney bateu todos os pilotos de fábrica na categoria E1 e, merecidamente, foi Pedro Almeida que recebeu o prémio da equipa vencedora no pódio!
“Não posso agradecer o suficiente ao Pedro pelo seu apoio ao longo dos últimos anos. Tenho muita sorte de ter passado tempo com uma lenda como ele. Tenho a certeza que tenho um amigo para a vida toda!” diz o britânico sobre Pedro Almeida.
O “Barbaças” também é atualmente o mecânico de Adrien Van Beveren na equipa oficial Honda HRC no campeonato do mundo de Rally Raid.
Além disso, através da BRC – Barbaças Racing Corporation, conimbricense tem tido um papel fundamental no apoio a jovens valores do Motocross português como Sandro Lobo, Afonso Gomes e Rodrigo Barros.
É mais que merecido este reconhecimento de Jamie McCanney a Pedro Almeida. O motociclismo português também tem muito a agradecer-te, Pedro! Parabéns!
:.
(Foto: PrimeStadium)
- Tweet
-
- Pin It
-
Stark Future: Stark Varg EX é a primeira moto de Enduro elétrica10 Dezembro 2024 15:00
-
MotoGP: Pedro Acosta com uma ‘perninha’ no Enduro7 Dezembro 2024 13:12
-
EnduroGP: Josep Garcia revela documentário sobre a época da conquista do título3 Dezembro 2024 16:39