EnduroGP, Itália, Antevisão: Verona e Garcia favoritos, 4 lusos presentes em San Remo
O campeonato do mundo de Enduro arranca este fim-de-semana em San Remo, Itália.
A prova decorre de 31 de março a 2 de abril e estão inscritos um total de 177 pilotos e 8 equipas de fábrica (Beta, TM, Sherco, KTM, GasGas, Husqvarna, Fantic e Rieju).
Quem são os favoritos?
Andrea Verona (GasGas) vai defender o título de campeão do mundo de EnduroGP, agora a competir com uma 450 na classe Enduro2.
O italiano contará com a oposição Josep Garcia, o espanhol que depois de se sagrar bi-campeão do mundo na categoria Enduro2 passou este ano para a Enduro1.
O australiano Will Ruprecht foi 3.º na época passada e transitou para a Sherco para esta temporada, mantendo-se na sua classe, Enduro2.
Outra grande novidade na categoria Enduro1 é a entrada do francês Zachary Pichon (Sherco), campeão do Mundo 2022 na classe Junior.
Portugal representado por 4 jovens
Serão 4 os portugueses nesta etapa inaugural do mundial de Enduro: Renato Silva (Beta) em Enduro2 depois da experiência em Júnior no último ano e Frederico Rocha (GasGas) e o estreante Francisco Leite (Sherco) na Enduro Youth.
San Remo marcará também o arranque da classe Senhoras e será o palco do regresso da portuguesa Joana Gonçalves (Husqvarna), impedida de concorrer no ano passado devido a lesão.
Infelizmente não contaremos com a presença de Rita Vieira – 4.ª classificada em 2022, o melhor resultado de sempre de uma portuguesa nesta competição – por opção devido à escassez de apoios.
Nem tudo se resumirá à competição…
A Prime Stadium, promotora do campeonato do mundo de Enduro Paulo Duarte, apresentou recentemente a sua estratégia de sustentabilidade. Participando agora no programa Ride Green da FIM, a empresa portuguesa está empenhada em tornar este campeonato cada vez mais sustentável.
Como parte da estratégia de sustentabilidade para o circuito em 2023, serão introduzidas várias ações para reduzir o impacto ambiental.
Carla Alvarenga, CEO da empresa, deixou esse objetivo bem definido ao afirmar que: “A Prime Stadium está empenhada em garantir que o Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship seja um exemplo de sustentabilidade no mundo do desporto motorizado“, concluindo: “O nosso objetivo é reduzir o impacto ambiental do campeonato e somos agora parte do Programa Ride Green da FIM o que nos compromete a alcançar esse objetivo de forma consistente.”
:.
(Foto: Sebas Romero)