Depois de duas provas em Itália e Espanha, a elite do enduro mundial regressa às pistas na Escandinávia, em Heinola, na Finlândia, de 26 a 28 de maio, para a terceira ronda do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship.
Brad Freeman, invencível até agora no campeonato, conta com a concorrência do campeão em título Andrea Verona e de Steve Holcombe, empatados no segundo lugar.
Com a disputa do campeonato acesa nos primeiros lugares, os pilotos terão de enfrentar o desafiante terreno finlandês e dar o melhor nas pistas de Heinola, famosas pelas suas longas especiais na floresta e pelo terreno solto, rochoso e arenoso. Em Heinola, para além da AKRAPOVIC Super Teste de sexta-feira, os pilotos têm pela frente, todos os dias, um conjunto de 3 especiais: a ACERBIS Cross Test, a JUST1 Enduro test e POLISPORT Extreme Test.
Imbatível até agora em todas as etapas, Brad Freeman, da Beta Factory Racing, procurará certamente manter a sequência de vitórias no GP da Finlândia. O britânico tem-se mostrado em grande forma este ano, sendo muito rápido e revelando uma excelente condição física. Já com 20 pontos de vantagem sobre seus adversários, Brad sabe que os outros estarão empenhados em tentar alcançá-lo.
Empatados em segundo lugar da geral estão o campeão em título Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, e Steve Holcombe, da Beta. Verona teve uma boa ronda em casa, em Itália, mas não teve o mesmo sucesso na última etapa, em Espanha. Holcombe tem sido um modelo de consistência, obtendo o terceiro lugar em todas as etapas. No entanto, o sete vezes campeão mundial certamente quererá voltar ao topo em Heinola.
No GALFER FIM Junior Enduro World Championship, Jed Etchells (Fantic) lidera com duas vitórias em seu nome. O novato na classe Jeremy Sydow (Sherco) teve também um ótimo inicio de temporada. Max Ahlin (KTM), Serjio Navarro (Husqvarna) e Albin Norrbin (Fantic) estão todos na disputa pelo terceiro lugar.
Na categoria Youth Enduro Kevin Cristino (Fantic), de Itália, saiu vitorioso em todas as etapas deste ano. Thibault Giraudon (Sherco) esteve no seu encalço mas não conseguiu ganhar ao italiano. Leo Joyon (Beta) segue de perto em terceiro lugar. Frederico Rocha (GasGas) é o representante português nesta categoria.
A segunda ronda do Magnorange FIM Women’s Enduro World Championship voltará também a ser disputada na Finlândia. Estão inscritas 17 pilotos. Jane Daniels, da Fantic, foi imbatível na primeira etapa, em Itália. Jessica Gardiner, da Austrália (Yamaha), ocupa a segunda posição geral, com Mireia Badia, da Espanha (Rieju), em terceiro. Joana Gonçalves (Husqvarna), progressivamente a recuperar a boa forma depois de um ano parada devido a lesão, regressa à Finlandia para dar o seu melhor
A terceira etapa do Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte acontecerá em Heinola, Finlândia, de 26 a 28 de maio.
:.
(Texto e Foto: Prime Stadium)