CNSE: Luís Oliveira e Diogo Lopes campeões Nacionais
Na despedida do Campeonato Nacional de SuperEnduro-Multimoto 2016 foi a localidade alentejana de Vila Nova de Santo André que recebeu aquela que foi a ronda final da presente época, a quinta do calendário delineado pela Federação de Motociclismo de Portugal.
Com poucas decisões ainda em aberto foram apenas os principais interessados nas posições cimeiras do campeonato, que estiveram presentes. Num pelotão mais reduzido do que em eventos anteriores, Luis Oliveira voltou a vencer na categoria Prestige para assim conquistar o seu primeiro título nacional da especialidade, mesmo não tendo ganho em todas as três finais realizadas. O atual vice-campeão do Mundo Júnior de SuperEnduro apenas venceu na derradeira corrida da noite numa ronda onde João Lourenço foi o melhor na primeira corrida e João Vivas na final intermédia.
Luis Oliveira venceu na contabilidade geral da prova com o mesmo número de pontos que Lourenço – a assinar o seu melhor resultado do ano – sendo o resultado da derradeira corrida o factor de desempate, com João Lourenço e João Vivas a fecharem o pódio na frente de Diogo Vieira que termina o ano com o segundo posto do campeonato na frente de João Lourenço.
Na classe Open o líder do campeonato, Diogo Lopes, não esteve presente em Vila Nova de Santo André devido a lesão. Assim esta poderia ser uma excelente oportunidade para o seu mais directo rival, Filipe Abreu, subir ao topo do campeonato.
No entanto Tomás Clemente estragou os planos de Abreu ao vencer as duas corridas da noite. Desta forma os pontos conquistados por Filipe Abreu não foram suficientes para retirar o título a Diogo Lopes, no final de uma prova onde Salvador Vargas fechou o pódio. Diogo Lopes concluiu assim o campeonato na primeira posição da classe, na frente de Filipe Abreu e Márcio Barbosa.
Classificações
Prestige
1º Luis Oliveira – Yamaha com 53 pontos
2º João Lourenço – Sherco com 53
3º João Vivas – Beta com 48
4º Diogo Vieira – Beta com 47
Campeonato
1º Luis Oliveira, 292 pontos; 2º Diogo Vieira, 237; 3º João Lourenço, 214; 4º João Ribeiro, 140; 5º Fernando Ferreira, 106
Open
1º Tomás Clemente – KTM com 40 pontos
2º Filipe Abreu – KTM com 32
3º Salvador Vargas – KTM com 30
4º Gonzaga Silva – KTM com 28
5º Manuel Moura – Yamaha com 22
Campeonato
1º Diogo Lopes, 151 pontos; 2º Filipe Abreu, 146; 3º Márcio Barbosa, 104; 4º Gonzaga Silva, 80; 5º Rita Vieira, 63