CN Enduro, Valpaços, Elite, 1.º dia: Oliveira bate Ventura e amplia liderança no campeonato absoluto
Tal como se esperava, Luís Oliveira e Diogo Ventura protagonizaram uma acesa luta pelo triunfo no primeiro dia do Enduro de Valpaços.
O piloto da Yamaha começou a prova com a vitória nas duas primeiras especiais mas o piloto da Beta impôs-se na Cross Test 1.
Na segunda volta ao percurso, Ventura triunfou em duas especiais e Oliveira apenas numa, o que permitiu ao campeão em título assumir o comando da classificação geral por apenas 45 centésimas de segundo!
Na terceira e derradeira volta, o sintrense respondeu à pressão do n.º 52 e bateu o piloto de Góis nas três especiais, triunfando no final por uma diferença de escassos 6 segundos!
Como as vitórias nas especiais também atribuem pontos para o campeonato – um ponto para cada uma – Luís Oliveira ampliou a sua vantagem na liderança da classificação de Elite Absoluto de 12 para 18 pontos.
Morgan Lesiardo subiu ao degrau mais baixo do pódio com a sua Sherco, deixando Gonçalo Reis a lutar com Renato Silva e Gonçalo Sobrosa pela 4.ª posição – os três terminaram separados somente por 13,3 segundos!
Os restantes vencedores do dia foram: Frederico Rocha (Open Absoluto e Open 1), Bruno Charrua (Open 2), Rita Vieira (Senhoras), Fábio Costa (Verdes Absoluto e Verdes 1), Nuno Pereira (Verdes 2), Bruno Freitas (Verdes 3), Manuel Moura (Veteranos), Gonçalo Maria (Youth Cup), Paulo Miranda (Super Veteranos), Rafael Ferrão (Promoção) e Jorge Conde (Hobby).
Classificação Elite Absoluto do 1.º dia em Valpaços
- Luís Oliveira (Yamaha), 45m52s50
- Diogo Ventura (Beta), 45m58s55
- Morgan Lesiardo (Sherco), 46m28s56
- Gonçalo Reis (GasGas), 47m03s94
- Renato Silva (Beta), 47m16s40
- Gonçalo Sobrosa (Beta), 47m17s31
- Paulo Felícia (KTM), 47m35s52
Classificação do campeonato Elite Absoluto após o 1.º dia de Valpaços
- Luís Oliveira (Yamaha), 149 pts
- Diogo Ventura (Beta), 131 pts
- Morgan Lesiardo (Sherco), 111 pts
- Gonçalo Reis (GasGas), 88 pts
- Gonçalo Sobrosa (Beta), 69 pts
- Renato Silva (Beta), 68 pts
- Paulo Felicia (KTM), 57 pts
:.
(Foto: FMP)