CN Enduro Sprint, Alcobaça: Diogo Ventura campeão no triunfo de Paulo Alberto
Diogo Ventura é o campeão nacional de Enduro Sprint de 2023!
Alcobaça – e mais concretamente a localidade de Pataias – recebeu a derradeira ronda do ano numa organização da Associação Recreativa Cultural e Desportiva “Os Palekes”.
Tal como aconteceu em 2022 nesta mesma prova, Paulo Alberto apareceu para dominar de início ao fim. O piloto da Yamaha venceu 7 das 9 especiais e triunfou no final com 52 segundos de vantagem sobre Renato Silva.
O campeão nacional de Motocross e Supercross e campeão brasileiro de Arenacross mostrou-se claramente o mais forte no terreno arenoso e, pelo segundo ano consecutivo, venceu o Enduro Sprint de Alcobaça.
Renato Silva foi o único a ganhar uma especial a Alberto. O piloto da Beta terminou a temporada em boa forma e, com o 2.º posto alcançado nesta ronda, sagrou-se vice-campeão nacional de Enduro Sprint.
O título, esse foi para Diogo Ventura. Num ano em que competiu em “part-time” – disputou apenas algumas corridas ao longo do ano – o piloto da Beta apostou tudo no campeonato nacional de Enduro Sprint e conquistou mais uma coroa de campeão para o seu vasto palmarés. O atleta de Góis venceu três das cinco rondas e o 3.º lugar em Alcobaça foi suficiente para alcançar o ceptro.
Rúben Ferreira terminou na 4.ª posição, tanto nesta corrida como no campeonato, enquanto que André Sérgio teve mais dificuldades e o 5.º posto fê-lo perder o vice-campeonato para Renato Silva.
Depois de 16 meses sem competir devido a uma grave lesão numa vértebra, Luís Oliveira regressou às corridas para registar um 6.º lugar. O piloto da Yamaha voltará certamente em força no início da época de 2024. Francisco Salgueiro Jr. e Fernando Sousa Jr. fecharam o lote dos pilotos classificados em Alcobaça.
Classificação final do campeonato nacional de Enduro Sprint 2023
- Diogo Ventura, Beta, 92 pontos
- Renato Silva, Beta, 75 pontos
- André Sérgio, Beta, 75 pontos
- Rúben Ferreira, Beta, 63 pontos
- Fernando Sousa Jr., KTM, 28 pontos
- Paulo Alberto, Yamaha, 20 pontos
- Steve Holcombe, Beta, 20 pontos
- Gonçalo Sobrosa, Beta, 13 pontos
- Luís Oliveira, Yamaha, 10 pontos
- Francisco Salgueiro, Yamaha, 9 pontos
:.
(Foto: João da Franca)