O Campeonato da Europa de Enduro arrancou em Santiago do Cacém com um plantel de luxo, uma prova onde foi também integrada a 4ª ronda do Campeonato Nacional de Enduro CFL.
Depois de ter sido já anfitriã do Mundial de Enduro e do FIM Enduro Vintage, a Associação MotorSport Santo André voltou, no passado fim de semana, a receber uma grande prova internacional, com os trilhos em torno de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André a servirem de palco para a prova de abertura do Campeonato da Europa de Enduro 2025, jornada que integrou também a 4ª prova do Campeonato Nacional de Enduro CFL.
Presentes estiveram perto de centena e meia de pilotos, com 106 inscritos para a prova do Europeu (entre os quais vários pilotos ‘mundialistas’ que aproveitaram para treinar para o Campeonato do Mundo de Enduro que arranca em Fafe no próximo fim de semana) e os restantes pontuando apenas para o Campeonato Nacional – que, nesta ronda em particular, não incluía os Troféus Nacionais (Verdes e Promoção) e os Hobby.
Disputada sob temperaturas verdadeiramente estivais, não foi por isso que a prova alentejana foi menos dura, sendo desenhada praticamente toda em areia – seguindo a estrutura base da prova que encerrou o Mundial de Enduro há dois anos -, piso que veio a cobrar as suas vítimas entre as mecânicas.
Mas, antes de enfrentarem, no sábado e domingo, três voltas por dia ao percurso de 50 km, os pilotos tiveram a oportunidade de brindar os cerca de três mil espectadores que encheram o Recinto de Feiras de Santiago com uma espetacular Super Test disputada na sexta-feira à noite, no local onde estava também montado o paddock.


No sábado como no domingo, foi uma verdadeira armada nórdica que dominou a geral do Europeu, com o finlandês Roni Kytönen (Husqvarna) a vencer no sábado à frente do sueco da Triumph, Mikael Persson, e dos seus compatriotas Kimi Koskinen (GasGas) e Pyry Juupaluoma (Kawasaki), com os dois primeiros a trocarem de posição no domingo, mantendo-se Koskinen e Juupaluoma nas mesmas posições da véspera.
Entre a dezena de pilotos portugueses que alinharam para o Campeonato da Europa, o destaque vai para Renato Silva (Beta), que foi 2º colocado na classe E2 em ambos os dias, enquanto Luís Oliveira (Yamaha) também subia ao pódio da classe E1 com um 3º posto no sábado, sendo forçado a abandonar com problemas mecânicos irremediáveis no domingo.
Na classe de Senhoras estiveram presentes Joana Gonçalves (Husqvarna), Mariana Afonso (KTM) e Francisca Henriques (Sherco). Joana Gonçalves esteve em particular evidência, obtendo dois excelentes segundos lugares após intensa luta com Vilde Holt (KTM), um duelo em que, no domingo, a vitória escapou por muito pouco à piloto portuguesa. Mariana Afonso foi 6ª e 7ª, enquanto Francisca Henriques era 8ª em ambos os dias.
Gonçalo Jesus (Beta) e Tomás Alves (Husqvarna) alinharam na classe Júnior 2, com o piloto da Beta a ser 10º e 9º nos dois dias, enquanto Tomás Alves somava um 14º e um 13º postos. A dureza do piso de areia para fez mossa nas mecânicas entre os três jovens pilotos lusos que alinharam na concorrida classe Youth, afetando a prova de Domingos Cunha (Husqvarna), Lucas Cêpa (Fantic) e Rui Sousa (Fantic), com os dois primeiros a abandonarem no sábado e Rui Sousa a terminar muito atrasado. Os problemas foram resolvidos para o segundo dia de prova, que todos os elementos do trio nacional conseguiram terminar.
Finalmente, na classificação por equipas do Europeu de Enduro, a ‘Trade Teams’ – equipas de quatro pilotos em que se aproveitavam os três melhores resultados -, vitória nos dois dias para a fortíssima formação finlandesa Kokoputki OY, enquanto o Team FMP (Renato Silva, Luís Oliveira, Gonçalo Maria e Tomás Alves) era 4º no sábado e descia a 8º no domingo, classificação esta reflexo do abandono de Luís Oliveira no segundo dia.
Roussaly volta a vencer no Nacional
No que respeita às classificações para o Campeonato Nacional de Enduro CFL, nova vitória na Elite para Julien Roussaly (Sherco) em ambos os dias, com o francês a terminar à frente de Ruben Ferreira (Beta – E1) e Renato Silva (Beta – E2) no sábado e com os dois portugueses a trocarem de posições entre si no domingo.
Na Open, Gonçalo Jesus (Beta) foi sempre o melhor na geral da classe e em Open 1, com Francisco Salgado a dominar a Open 2. Pedro Oliveira (KTM) ampliou a sua liderança na classe de Veteranos com uma dupla vitória, o mesmo sucedendo com Nieve Holmes (Sherco) na classe de Senhoras. Finalmente, entre os Super Veteranos, Albano Mouta (GasGas) deu sequência à sua série invicta na presente temporada, somando as suas 5ª e 6ª vitórias do ano.
O Campeonato da Europa de Enduro prossegue já no próximo fim de semana, de 4 a 6 de abril, com uma prova integrada na ronda de abertura do Campeonato do Mundo de Enduro, em Fafe.
Quanto ao Campeonato Nacional de Enduro CFL, terá a sua quinta jornada a 19 de abril na Lousã, antecedida, na véspera, pela 2ª prova do Campeonato Nacional de Mini Enduro Jetmar.
Fotos: João da Franca / Beta Portugal, Tiago Pires / Jetmar e FIM Europa