WSBK, TL2, Portimão: Petrucci brilha no pôr do sol algarvio
O natural de Terni brilhou no pôr do sol de Portimão, graças ao novo horário tardio das provas principais. Na segunda sessão de Superbike do dia – que deu uma amostra do cenário que os pilotos terão à volta na Corrida 1 e na Corrida 2 – Petrucci foi de facto o mais rápido, colocando a cereja no topo do bolo com o primeiro tempo da sessão. Álvaro Bautista, com queda foi segundo.
O tempo de Danilo foi de 1m40”681, à frente do companheiro Álvaro Bautista. O espanhol, por sua vez, navegou no meio da classificação durante grandes trechos da sessão, e logo após saltar para o segundo lugar – já perto do final – acabou no solo entre as curvas 10 e 11, perdendo a frente do sua Panigale. O espanhol ainda conseguiu ultrapassar Toprak Razgatlioglu , que tal como pela manhã teve que lidar com um problema técnico. Um duplo inconveniente preocupante para o turco, que no entanto continua a ser a referência em termos de velocidade.
Excelente quarto lugar para Nicolò Bulega , que corrigiu um dia que começou de forma infeliz logo na bandeira quadriculada, precedendo Dominique Aegerter com a primeira Yamaha. Jonathan Rea foi sexto com a outra R1, ficando à frente das BMW M 1000 RR de Michael van der Mark e Garrett Gerloff. Alex Lowes com a Kawasaki ZX-10RR e Michael Rinaldi com a Ducati Panigale da Motocorsa fecharam a classificação dos dez primeiros.
Em mais um desempenho sólido na montanha russa, Xavi Vierge e Iker Lecuona colocaram as Honda CBR1000 do Team HRC em P11 e P12. Com a Honda da MIE Racing, Ivo Lopes terminou na 22ª posição, à frente do compranheiro de equipa Adam Norrodin.
Uma sessão animada por quedas e avarias…
Tal como no TL 1, houve incidentes precoces no Treino Livre2 em Portimão, com Andrea Locatelli a despistar-se e Garrett Gerloff a sofrer um problema com a moto, ambos nos primeiros 10 minutos da sessão. Remy Gardner também sofreu um problema com a moto sensivelmente a meio da sessão,
Danilo Petrucci foi o piloto que liderou a sessão durante a maior parte dos 45 minutos. Foi apenas nos últimos 15 minutos que Toprak Razgatlioglu desalojou o italiano do primeiro lugar. No entanto o turco foi outro piloto a ter a sua sessão interrompida por um problema técnico a pouco menos de 10 minutos do final. O líder do campeonato perdeu a primeira posição para Petrucci pouco depois, bem como o segundo lugar para Alvaro Bautista, e os últimos oito minutos de corrida na sessão nocturna parado na box da ROKiT BMW.
Houve também um incidente tardio para Michael Ruben Rinaldi, que terminou em 10º lugar depois de uma série de voltas rápidas que viram os sete primeiros pilotos entrarem na casa do 1:40 minutos.
Imagens: WorldSBK.com