WSBK, Superpole, Portimão: Toprak voou com a BMW para a pole!

Por a 10 Agosto 2024 18:15

Toprak Razgatlioglu (BMW), venceu a sessão Superpole do Campeonato do Mundo de Superbike 2024, em Portimão, à frente de Alex Lowes (Kawasaki) e de Danilo Petrucci, o melhor representante das Ducatis.

Nunca houve uma corrida do Mundial de Superbike em Portimão no calor de Agosto. Para evitar o pior do calor, as corridas foram transferidas para o final da tarde/início da noite. No entanto, isso significou que a Superpole foi realizada às 14h45, horário local, com uma temperatura de 32 graus.

A Superpole de Superbike é uma sessão de qualificação tradicional em que todos os pilotos têm 15 minutos para marcar o melhor tempo possível. No evento de Portimão, porém, a Pirelli não forneceu o pneu SCQ, mas sim o pneu macio de corrida SCX.

Na primeira volta rápida, Razgatlioglu foi o único a marcar um tempo inferior a 1:40 minutos no asfalto em 1:39.870 minutos. As demais posições após a primeira volta: Petrucci, Nicolò Bulega (Ducati), Alex Lowes (Kawasaki) e Álvaro Bautista (Ducati).

Seguidamente os pilotos da Superbike colocaram um novo pneu traseiro para a segunda tentativa. A seis minutos do final, as primeiras motos rolaram em direção à saída dos boxes e foram possíveis até três voltas rápidas.

Os primeiros setores vermelhos vieram de Alex Lowes, que por pouco não conseguiu estabelecer um novo melhor tempo de 1:39.887 minutos. Ao mesmo tempo, Razgatlioglu aumentou a pressão e em 1:39.783 minutos a estrela da BMW elevou um pouco mais a fasquia. Ninguém poderia chegar perto dele nesse momento. O turco que lídera o mundial manteve-se na pole à frente do britânico Lowes. Terminado o tempo oficial, Danilo Petrucci garantiu o último lugar da primeira linha da grelha como melhor piloto da Ducati. Apenas os três primeiros alcançaram tempos de volta inferiores a 1:40 minutos.

Bulega, Michael van der Mark (BMW) e o campeão mundial Bautista conseguiram um lugar na segunda linha. O 13 vezes vencedor de Portimão, Jonathan Rea (Yamaha), conseguiu apenas o 8º lugar na terceira fila. O melhor piloto da Honda foi Xavi Vierge na 13ª posição da grelha. O companheiro de equipa Iker Lecuona sofreu um desastre com duas quedas – 23º lugar. Dominique Aegerter (GRT Yamaha) alcançou a décima posição, Philipp Öttl (Yamaha) qualificou-se na 20ª posição e o português Ivo Lopes (Petronas MIE Honda) foi de novo 22º com um tempo de  1:43.181 minutos, à frente de… imagine-se… Iker Lecuona.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x