WSBK, Corrida 1, Portimão: Razgatlioglu vence corrida emocionante
A primeira corrida de Superbike em Portimão foi competitiva e emocionante como há muito não se via. A estrela da BMW, Toprak Razgatlioglu, mais uma vez venceu uma corrida, desta vez a sua 11ª vitória consecutiva. Os ‘ducatistas’ Álvaro Bautista e Danilo Petrucci completaram o pódio.
A primeira corrida do Campeonato do Mundo de Superbike teve lugar no sábado, como última corrida, em Portimão. A mudança para o final foi feita com a esperança de que as temperaturas fossem mais suportáveis para a categoria máxima. Porém, auando a corrida começou, às 18h, o termómetro ainda indicava mais de 30 graus. Mas o asfalto beneficiou do sol agora mais baixo e fez apenas 39 graus de calor – na Superpole ainda fazia 45 graus.
Toprak Razgatlioglu garantiu a pole position pela quarta vez consecutiva. Além do piloto da BMW, Alex Lowes (Kawasaki) e Danilo Petrucci (Ducati) largaram da primeira fila. Petrucci começou da melhor maneira, saindo da primeira curva à frente de Lowes e Razgatlioglu. O trio afastou-se da frente e após algumas voltas um segundo piloto da BMW, Michael van der Mark, juntou-se à luta pela vitória. O quarteto travou batalhas de posição de grande nível.
No início da segunda metade da corrida, Lowes teve de se afastar, conseguindo ainda um resultado sólido em quinto. O lugar do piloto da Kawasaki foi ocupado por Bautista, que, depois de uma má largada, abriu caminho no pelotão com os tempos de volta mais rápidos e alcançou os líderes. A corrida tornou-se cada vez mais dramática e emocionante.
Nas últimas cinco voltas o holandês teve que se despedir da luta pela vitória. Na batalha pelo quarto lugar, van der Mark também perdeu para Garrett Gerloff (4º/Bonovo BMW) e Lowes e ficou em sexto. A situação chegou ao auge na frente quando Razgatlioglu, Petrucci e Bautista completaram as últimas voltas no último sector. O turco teve dificuldades visíveis com a sua moto, mas manteve a liderança e acabou por vencer por 0,7 segundos à frente dos pilotos da Ducati, Bautista e Petrucci. Na volta de encerramento, Razgatlioglu tinha asas amarradas no ombro – aparentemente uma homenagem ao seu patrocinador pessoal, a Red Bull.
Com a vitória na primeira corrida, Razgatlioglu empatou com Jonathan Rea e Álvaro Bautista, que venceram onze séries nas temporadas anteriores. O jovem de 27 anos já deixou claro que quer se tornar o único recordista.
Ivo Lopes com a Honda da Petronas MIE Racing, terminou a corrida no 19º lugar, a 49.967 do vencedor. Amanhã, certamente melhor adaptado à Honda CBR, o português poderá ir mais além na classificação.