MotoGP, Tailândia Q1: Fabio Quartararo e Di Giannantonio na Q2
Nada menos que oito pilotos rodaram no segundo 29 durante a primeira quaificação, o que diz bem do ritmo imposto numa sessão onde apenas os dois primeiros passariam à Q2. Depois de vários pilotos como Brad Binder e ‘Diggia’ liderarem a tabela de tempos, o francês que foi campeão da categoria rainha em 2021, foi com tudo para levar a Yamaha ao topo.
Alex Rins estabeleceu o tempo da primeira volta rápida em 1:30.614 minutos, mas foi derrotado por quase um segundo por Brad Binder (1:29.760 minutos). Fabio Di Giannantonio e Fabio Quartararo ficaram à frente deles antes dos pilotos regressarem às boxes após os primeiros ataques aos tempos.
Na fase final, tal como na véspera, os tempos caíram um após o outro loucamente: “Diggia” à frente de Binder e à frente de Quartararo era a imagem a um minuto do fim. Antes da bandeira quadriculada cair, Quartararo ultrapassou o seu homónimo Fabio Di Giannantonio com o tempo de 1m29,406s. E assim ficou!
Para Fabio Di Giannantonio este será o seu último GP antes da operação ao ombro a que terá de ser submetido na sequência da queda na Áustria. Uma curiosidade: o compatriota de Quartararo, Johann Zarco, já havia se qualificado na sexta-feira. Portanto, há dois franceses na Q2.