EWC, Bol d’Or: Pole para a BMW no Paul Ricard

Por a 13 Setembro 2024 18:38

Com o tempo mais rápido nos treinos para o Bol d’Or, a equipa BMW Motorrad World Endurance garantiu uma posição de partida perfeita para a final do Campeonato do Mundo. Em segundo lugar, a YART Yamaha está no bom caminho para defender o título.

Na segunda sessão de qualificação para a final do Campeonato do Mundo de Endurance de 2024, no Bol d’Or, em Le Castellet, a equipa BMW Motorrad World Endurance conquistou a pole position, embora o ucraniano Ilya Mikhalchik, o alemão Markus Reiterberger estivessem acima dos tempos do dia anterior. O estoniano Hannes Soomer – que substitui o francês Sylvain Guintoli, que ficou afastado da prova por motivos pessoais – conseguiu melhorar, mas isso não importou porque a média dos dois tempos mais rápidos é o que contra para definir a grelha de partida.

Em segundo lugar ficaram o italiano Niccolò Canepa – para ele a 87ª edição do Bol d’Or é a última corrida da sua ilustre carreira – o alemão Marvin Fritz e o checo Karel Hanika da atual campeã YART Yamaha. Com os quatro pontos extras da segunda posição inicial, a formação austríaca conseguiu ampliar a vantagem no campeonato para 7 pontos sobre a  terceira classificada nos treinos, a Yoshimura SERT Motul de Gregg Black, Etienne Masson, Dan Linfoot.

A Honda tem a quarta posição na grelha de partida. A equipa Honda Viltaïs com o alemão Florian Alt, o sul-africano Steven Odendaal e o piloto argentino – surpreendentemente conseguiu o tempo mais rápido do seu grupo – sublinhando a esperança de um pódio. A equipa privada que terminou o clássico Bol d’Or como vencedora em 2022 conseguiu vencer a equipa de fábrica da Honda FCC TSR Honda France (Josh Hook, Mike di Meglio, Alan Techer) e os candidatos ao título da Tati Team Beringer com os franceses Corentin Perolari e Hugo Clere como bem como o suíço que deixou Randy Krummenacher para trás.

Pedro Nuno declarado inapto para a corrida após queda

Atrás ficou a  KM99 (Florian Marino, Randy de Puniet e Jérémy Guarnoni) bem como a Kawasaki Webike Trickstar (Christian Gamarino, Roman Ramos e David Checa), assim como a Bolliger Team Switzerland que se qualificou para a nona posição inicial. Depois do piloto português Pedro Nuno Romero ter acabado no hospital após uma queda no treino livre de ontem, foi declarado inapto pelo médico da corrida para hoje. Assim, o austríaco Nico Thöni e o espanhol Alex Toledo tiveram que cuidar dos tempos.

Na categoria Superstock quase de produção, a equipa Tecmas MRP BMW Racing (Kenny Foray, Jan Bühn, Loïc Arbel) provou ser o trio mais rápido. Logo atrás estão a Hungria Endurance Racing Team by Moto-Jungle (Balint Kovács, Máté Számadó, Soma Görbe, Gergö Molnar), o Team Étoile (Hikari Okubo, Kazuki Watanabe, Shogo Kawasaki, Yudai Kamei), a CHROMBURNER-RAC 41-Honda ( Chris Leesch, Wayne Tessels, Martin Renaudin, Diego Poncet) e a TRT27 AZ Moto (Thomas Ward, Thomas Oliver, Eemeli Lahti).

Resultados Bol d’Or, Le Castellet, Qualificação 2:

1. BMW Motorrad World Endurance, 1:52.049 min. 2. YART Yamaha, 1:52.692. 3. Yoshimura SERT Motul, 1:52.939. 4. Honda Viltais, 1:52.992. 5. FCC TSR Honda França, 1:53.559. 6. Tati Team Beringer, 1:53.587. 7. KM99, 1:53.664. 8. Kawasaki Webike Trickstar, 1: 53.924. 9. Bolliger Team Suíça, 1:54.492. 10. MRP BMW da Tecma, 1:54.597.

Classificação do Campeonato do Mundo:

1. YART – Yamaha, 120 pontos

2. Yoshimura SERT Motul, 113

3. BMW Motorrad World Endurance, 77

4. Tati Team Beringer, 61

5. Team Bolliger Suíça, 43

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x