Ross Branch, atual lider do campeonato do mundo foi o vencedor da 1ª etapa do Rali de Marrocos. O piloto da Hero Motosports terminou na frente de Daniel Sanders (KTM) e de Tosha Schareina (Honda), mas o facto do dia foi o abandono do duas vezes vencedor do Dakar, Ricky Brabec.
O final do Rally de Marrocos decidirá qual será o novo campeão do mundo FIM de Rally GP do ano. Ross Branch, Ricky Brabec e Adrien Van Beveren, recomeçavam a sua luta pelo título na especial de 180 quilómetros traçada num loop em torno de Zagora. O piloto da Hero partia com 9 pontos de vantagem sobre o americano e 16 pontos sobre o francês nesta semana decisiva. No prólogo de ontem, Toscha Schareina venceu, com 18 segundos sobre Branch e 21 sobre o companheiro Ricky Brabec, quarto atrás de Daniel Sanders com a KTM de fábrica.
Os primeiros 130 quilómetros dos 180 que compõem a especial davam um bónus de tempo ao primeiro motard na estrada. Isto equivale a 58 segundos para Nacho Cornejo ou para quem o conseguir apanhar e/ou ultrapassar. Os bónus de tempo serão oferecidos em todas as etapas.
Branch e Sanders separados por 19 segundos
Quando os primeiros pilotos de Rally GP passaram pelo km 42, Sebastian Bühler registou o tempo mais rápido até agora, 3′42″ à frente de Lorenzo Santolino e 4′57″ à frente de António Maio. No entanto, não havia qualquer ideia sobre o tempo do ‘abridor’ da etapa, Nacho Cornejo (Hero), simplementos porque o seu Iritrack não funcionou.
Com a chegada dos pilotos mais rápidos ao primeiro check-point ficou-se então a saber que Ross Branch (Hero) estava na frente com 19 segundos de vantagem sobre Daniel Sanders, mais conhecido por ‘Chuky’ (KTM) e 1m08s sobre o vencedor do prólogo Tosha Schareina (Honda). Ricky Brabec vinha a 1m 55s e Sebastian Bühler a 3m30s completando o top 5.
Ao km 76, Daniel Sanders (KTM) assumiu a liderança com um único segundo de vantagem sobre Branch (Hero). Vinham depois as Honda oficiais de Schareina de Ricky Brabec a cerca de dois minutos. Seguiam-se 20 quilómetros de dunas entre os quilómetros 75 e 95 da etapa, Os carros e as motos seguiram então caminhos separados para tornar a corrida ainda mais segura para os motociclistas amadores, que não terão de estar atentos aos carros que os ultrapassam, e para apimentar a competição. Os co-pilotos dos automóveis deixavam de poder contar com as marcas deixadas pelas motos como guia – o mesmo acontecerá amanhã e na etapa 3, nas dunas de Merzouga.
Sanders perde liderança nas dunas
As diferenças aumentaram ao km 116, após a secção de dunas. Daniel Sanders estava então com uma vantagem de 26 segundos sobre Ross Branch e de 1m41s sobre Tosha Schareina. O quarto era Luciano Benavides, agora piloto oficial da KTM mas a mais de 5 minutos. Seguiam-se Pablo Quintanilla, Sebastian Bühler e ambos os pilotos Honda, VBA e Ricky Brabec, já a mais de 8 minutos! Ross Branch, o atual líder do campeonato do mundo e que foi segundo no prólogo de ontem, estava a fazer uma brilhante jogada para o título, ficando à frente de Brabec e Beveren.
O piloto de linha aérea da Hero Motosport estabeleceu o tempo mais rápido ao km 160, a apenas 20 quilómetros da meta, ficando na frente de Sanders e Schareina. Ross Branch garantiu assim o triunfo na etapa de hoje, com 48 segundos de avanço para Daniel Sanders e 1 minuto e 48 segundos sobre Tosha Schareina.
Abandono de Ricky Brabec
Sabia-se então da queda do candidato ao título Brabec. O americano teve uma queda aparatosa, terminou ainda assim a etapa, mas foi levado para o hospital para um check-up completo – suspeitando-se de uma rotura de ligamentos no joelho. Com o seu abandono já confirmado, a Honda perdeu o seu ponta-de-lança no ataque ao título W2RC. O jogo para o título de Rally-Raids está agora na posse de dois pilotos apenas: Ross Branch, vencedor da etapa e de Adrien Van Beveren do Team HRC – que concluiu a etapa 1 no sétimo lugar.
A segunda etapa do Rali de Marrocos será uma das mais extensas do rali com uma especial de 272 km, mais uma vez traçada em torno de Zagora. A primeira moto entrará na especial às 7h40.
Resultados da Etapa 1
1. Ross Branch (BWA), Hero, 2:16:57
2. Daniel Sanders (AUS), KTM, 2:17:45 +0:48
3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 2:18:45 +1:48
4. Luciano Benavides (ARG), KTM, 2:23:12 +6:15
5. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 2:24:15 +7:18
Classificação geral (após 1 de 5 etapas)
1. Ross Branch (BWA), Hero, 2:34:09
2. Daniel Sanders (AUS), KTM, 2:34:57 +0:48
3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 2:35:39 +1:30
4. Luciano Benavides (ARG), KTM, 2:40:54 +6:45
5. Pablo Quintanilla (CHL), Honda, 2:41:40 +7:31