Com vitórias em ambas as corridas de domingo, o piloto espanhol Jorge Prado (GASGAS) venceu a 15ª etapa do Mundial de Motocross em Uddevalla, na Suécia, à frente do líder do campeonato Tim Gajser (Honda) e de Jeffrey Herlings (KTM).
Jorge Prado começou bem o domingo ao vencer uma primeira manga emocionante do Grande Prémio da Suécia de MXGP. Quatro pilotos lutaram roda a roda pelos lugares cimeiros, mas foi Prado quem atacou na fase final para vencer à fente de Tim Gajser e Romain Febvre. Jeremy Seewer andou na liderança na primeira metade da corrida e acabou por terminar em quarto. Jeffrey Herlings teve um mau arranque e teve muito trabalho para chegar à frente.
Na fase final, Herlings fez voltas rápidas e chegou à roda traseira de Seewer, mas ao atacar travou a moto e teve de se contentar com o quinto lugar. Calvin Vlaanderen terminou em sexto, o estreante suéco Isak Gifting conseguiu um bom 7º lugar, à frente do esloveno Jan Pancar de Glenn Coldenhoff e do suiço Valentin Guillod que completou o top 10.
Na segunda manga o holandês da Fantic Factory Glenn Coldenhoff fez o holeshot, mas após a primeira curva Jorge Prado rodou forte o acelerador da GasGas 450 para assumir a liderança e depois controlar de forma impecável na frente da corrida. O espanhol venceu a segunda corrida com uma vantagem de 14 segundos sobre Jeffrey Herlings , que entrou num bom sprint final, mas levou um toque na roda traseira que o fez saltar e cair.
‘The Bullet’ torceu o pulso, mas não perdeu posição e terminou o dia com um resultado de 5-2, conseguindo o 3º lugar da geral, atrás de Tim Gajser (Honda), que ficou em terceiro na segunda corrida. Com 38 pontos empatou com Romain Febvre (Kawasaki), que, no entanto, teve uma segunda manga pior e por isso perdeu o pódio em Uddevalla .
Com a dupla vitória na Suécia, Jorge Prado reduziu a diferença para o topo da tabela de 24 para 17 pontos. Tim Gajser continua com a ‘Red Plate’ a líderar a classificação da categoria maior do Campeonato do Mundo de Motocross.
“Sabia que tinha que dar 100% para conquistar a vitória geral.” Disse Jorge Prado depois de conquistar a sua primeira vitória em Udevalla. “Na primeira corrida tornei a minha vida um pouco mais difícil depois de um mau começo. Comecei melhor na segunda corrida e assumi a liderança após a primeira curva. Espero que continue assim na próxima semana na areia.”
A 16ª etapa do Campeonato Mundial acontecerá na próxima semana em Arnhem , na Holanda, onde o nove vezes campeão mundial Antonio Cairoli regressa ao campeonato do mundo para estrear a nova Ducati Desmo 450 MX.
Imagens: mxgp.com e Arquivo
Resultado do GP da Suécia de MXGP:
1. Jorge Prado (ESP), GASGAS, 1-1
2. Tim Gajser (ESL), Honda, 2-3
3. Jeffrey Herlings (HOL), KTM ), 5-2
4. Romain Febvre (FRA), Kawasaki, 3-4
5. Calvin Vlaanderen (HOL), Yamaha , 6-5
6. Jeremy Seewer (SUI), Kawasaki, 4-8
7. Glenn Coldenhoff (HOL), Fantic , 9-6
8. Isak Gifting (SUE), Yamaha , 7 -10
9. Valentin Guillod (SUI), Honda, 10-9
10. Jan Pancar (ESL), KTM , 8-11
11. Brent van Doninck (BEL), Honda, 11-12
12. Kevin Horgmo (HOL), Honda, 17-7
13. Alberto Forato (ITA), Honda, 13-14
14. Andrea Bonacorsi (ITA), Yamaha , 15-13
15. Benoit Paturel (FRA), Yamaha , 12-16
Campeonato (após 15 de 20 provas)
1. Tim Gajser , 757 pontos
2. Jorge Prado, ( -17 )
3. Jeffrey Herlings ( -48 )
4. Calvin Vlaanderen, ( -219 )
5. Jeremy Seewer, ( -241 )
6. Romain Febvre, ( -306 )
7. Glenn Coldenhoff, ( -310 )
8. Kevin Horgmo (N), ( -422 )
9. Valentin Guillod, ( -456 )
10. Pauls Jonass, ( -483)