ESBK Estoril II, Domingo: Tomas Alonso é o novo líder da SS300
A quinta jornada do Campeonato de Espanha de Superbike (ESBK) decorreu este fim-de-semana no Circuito do Estoril. Os pilotos da competição ofereceram mais uma vez um grande espectáculo que agradou ao público presente que rejubilou com a vitória no domingo do piloto português Tomás Alonso nas SS300. Na categoria maior das Superbike, Borja Gomez deu um enorme espetáculo.
Superbike
As duas Hondas do Team Laglisse, com Borja Gómez e Unai Orradre aos comandos, lideraram as primeiras voltas do SBK que não tem podido contar com a participação de Tito Rabat com problemas na sua Kawasaki. Steven Odendaal conseguiu ultrapassar Unai para ficar em segundo e, momentos depois, o vencedor de ontem, Simon Jespersen, também ultrapassou o líder da categoria, ficando em P3.
Os quatro têm se encarregado de lutar pela vitória com Borja cobrindo todas as lacunas, mantendo-se na liderança contra os ataques do New2Project. Nas voltas finais, Unai ultrapassou Simon e depois Steven para ficar em segundo. Mas nem tudo ficou aí e no final Jespersen devolveu a Orradre e cruzou a linha de chegada atrás do vencedor, Borja Gómez. Assim, Unaí teve que se contentar em ser o terceiro. Eduardo Montero, Brett Roberts e Dani Valle foram os integrantes do pódio Stock1000.
Supersport
Mauro González, Eric Fernández e Piotr Biesiekirski foram os protagonistas do Supersport NG oferecendo uma batalha acirrada durante todas as voltas. González, como tem sido habitual nas últimas corridas, esteve na liderança durante a maior parte das voltas com Piotr que queria voltar a vencer no ESBK e que se divertiu muito com a moto. Enquanto isso, Eric ficou atrás, estudando seus dois rivais e esperando o melhor momento para ultrapassá-los.
A 4 voltas do fim, quando Biesierkirski era o primeiro, González ultrapassou-o e Fernández fez o mesmo para oferecer um final de corrida pouco adequado aos fracos de coração. Na última volta, Eric ultrapassou o companheiro para somar uma nova vitória e continuar a ser o dono da placa de líder.Mauro González recebeu a bandeira quadriculada em segundo e Piotr Biesiekirski em terceiro.No Stock600 Javi Palomera venceu, Jacopo Cretaro ficou em segundo e Dino Iozzo em terceiro.
SS300
O português Tomas Alonso é agora o novo líder da classe SS300. O português da Pons Motorsport Italika Racing liderou a corrida desde que o semáforo se apagou , mas sempre com Uriel Hidalgo muito perto, que ontem foi o melhor e hoje quis voltar a ser o melhor. Atrás deles ficou Adrián Covarrubias que também queria ser o protagonista. Nesta ocasião, Gonzalo Sánchez teve que vivenciar o lado amargo das corridas e foi sancionado com uma volta dupla longa por ter saído na frente na largada e depois ter problemas que o relegaram ao P20.
Depois de Alonso estar sempre na frente, na última volta Hidalgo ultrapassou-o e tocou a vitória com a ponta dos dedos. Nos últimos metros antes de cruzar a linha de chegada, Tomas ultrapassou-o e venceu em casa. Uriel Hidalgo e Adrián Covarrubias completaram o pódio das SS300 e do Kawasaki Ninja Spirit Trophy.
BeOn Junior Cup
Tal como aconteceu ontem, Casey O’Gorman, Facundo Llambias, Jesús Ríos e Iaroslav Karpushin estiveram encarregados de lutar pela vitória durante todas as voltas, embora com o piloto da Superhugo 44 Team um pouco mais afastado dos seus perseguidores. No meio da corrida, Casey começou a rodar sozinho, deixando Facundo e Jesús a lutar pelo P2 até que Iaroslav chegou e se juntou a eles. Com O’Gorman na liderança, a emoção ficou com estes três pilotos que não cortaram em nenhum momento e até ao final não se sabia quem acompanharia Casey no pódio. Ríos e Karpushin finalmente conseguiram.
Moto4 e Pré-Moto3
A Moto4 não deixou ninguém indiferente e os seus pilotos fizeram uma corrida difícil de esquecer. Nas primeiras voltas Eric Ruz rodou sozinho, mas aos poucos um grupo de 6 pilotos o alcançou e, a partir desse momento, começou uma grande batalha pelo pódio com muitas ultrapassagens. Eneko Osorio, Irfan Qabil, Enzo Zaragoza, o próprio Ruz, Leonardo Casadei e Riccardo Michielin viram a vitória passo a passo. Na última volta, Michielin assumiu a liderança e, quando tudo parecia indicar que venceria a corrida, sua primeira vitória, Eric deu o máximo e cruzou a linha de chegada antes de todos. Qabil ficou em segundo e Osorio em terceiro.
Na PreMoto3 houve apenas 4 protagonistas : Nikola Miroslavov, Alberto Enríquez, Álvaro Lucas e Izan Rodríguez. Os quatro estão na liderança desde o início, avançando continuamente e oferecendo uma grande corrida . Tanto esta categoria como a Moto4 são sempre assim, com muitos pilotos envolvidos na vitória e com finais de cortar a respiração . Dos quatro parecia que aquele com a estratégia mais clara era a Bultaco Racing e, embora a última volta tenha sido liderada por Enríquez, Miroslavov viu a bandeira de xadrez antes de todos e bisou no Estoril. Rodríguez terminou em segundo e Lucas em terceiro.
Tomas Alonso e Uriel Hidalgo, convidados pela Pirelli e pela RFME para o WSSP300
No final da corrida SS300, Jordi Caparrós, representante da Pirelli, entregou os cheques comprovativos da participação de Tomas Alonso, no Circuito Jerez Ángel Nieto, e Uriel Hidalgo, no Circuito MotorLand Aragón, na Taça do Mundo WSSP300. Graças ao acordo entre a RFME e a Pirelli e à colaboração da Dorna , os dois pilotos irão desfrutar de uma experiência única no Campeonato do Mundo.
Volta de honra e Pit Walk
Mais uma vez, os fãs do Estoril e arredores puderam desfrutar ontem da volta de honra ao circuito e hoje do Pit Walk onde tiraram fotos e pediram autógrafos aos seus ídolos. Como não poderia deixar de ser, os pilotos e equipas portuguesas têm sido os mais aclamados .
A próxima etapa do Campeonato Espanhol de Superbike será disputada no Circuito de Navarra no fim de semana de 26 e 27 de outubro .