BSB: National Sportbike Championship,Richard Cooper vence em Oulton Park
Richard Cooper saiu vitorioso em condições complicadas em Oulton Park no passado domingo (15 de setembro) na 12ª corrida do National Sportbike Championship com a sua Triumph Daytona 660. Numa pista seca e com pneus de chuva, Cooper teve um desempenho dominante, vencendo por mais de 13 segundos e assumindo a liderança do campeonato com a sua Triumph PHR Performance.
Cooper provou ser o homem a abater durante todo o fim de semana, imprimindo o ritmo em todas as sessões e condições para a colocar na pole position, perseguido com afinco pelo seu principal rival no campeonato, Edoardo Colombi. Demonstrando ainda mais o desempenho da nova Triumph Daytona 660, cinco outros pilotos da marca britânica qualificaram-se entre os dez primeiros.
A única corrida da série na montanha-russa de asfalto em Cheshire aconteceria no final do dia de domingo. A pista recentemente asfaltada secava rapidamente entre os aguaceiros, mas ainda assim deixava os pilotos e as equipas com uma dor de cabeça em termos de escolha de pneus e configurações de suspensão. Mas quando as luzes se apagaram para a prova de oito voltas, foi o experiente Cooper – acabado de vencer a corrida anterior de Supersport – que fez o arranque perfeito e liderou na primeira curva.
Aaron Silvester, com a sua máquina #34 da MIH Solutions Macadam Triumph Racing, chegou ao terceiro lugar, perseguido pelo seu colega da Triumph, Thomas Strudwick. Mais abaixo na ordem, o colega de equipa de Silvester, Jayden Martin, lutava entre os dez primeiros.
Depois de apenas três voltas, Cooper tinha construído uma vantagem de cinco segundos numa pista que secava rapidamente, enquanto o antigo piloto do World Supersport 300, Filippo Rovelli, estava a causar uma grande impressão na sua corrida como convidado numa Triumph Daytona 660. A meio da corrida, Cooper tinha aumentado a sua vantagem para uns dominantes 9,5 segundos, enquanto Martin não conseguia suster os avanços de Colombi e Alfie Davidson, tirando-o da luta pelo pódio.
Quando a corrida estava a atingir o seu clímax, Cooper foi capaz de usar a sua vantagem de 14 segundos para abrandar na última volta e conquistar uma vitória vital e, com ela, a liderança do campeonato por apenas meio ponto, quando faltam três corridas para o final.
O National Sportbike Championship 2024 regressa à ação em Donington Park, de 27 a 29 de setembro.
Imagem:Triumph Racing Media Site