MotoGP, Tailândia: Vitória dominante de Bagnaia em Buriram

Por a 27 Outubro 2024 12:05

Pecco Bagnaia venceu a corrida de MotoGP da Tailândia. O campeão reagiu diminuindo a diferença para 17 pontos em relação a Jorge Martín que foi segundo. Matematicamente, só os dois podem ganhar o campeonato, já que caíram Marc Márquez e Bastianini.

Antes da corrida caiu uma forte tempestade e embora tenha parado quase completamente, o asfalto estava molhado. Por este motivo, a corrida foi declarada molhada. Isso abriu a opção de trocar de moto a qualquer momento. Não estava tão quente, com 25 graus no ar e 28 no asfalto. Todos montaram os mesmos pneus, pneus de chuva. Álex Márquez caiu na volta de aquecimento. A moto foi levada para a box e o irmão mais novo dos Márquez teve que partir do final da grelha.

Jorge Martin fez um arranque fenomenal para assumir a liderança. Bagnaia tentou ultrapassá-lo na curva 3, mas o madrileno resistiu. Marc Márquez ficou em terceiro, à frente de Acosta que logo foi ultrapassado por Quartararo. Binder foi sexto e Álex Márquez subiu para 15º numa volta.

Bastianini e Bezzecchi começaram mal, Acosta foi longe e lutou com Morbidelli. O mesmo aconteceu com Binder e Quartararo, imersos numa grande luta da qual Brad saiu vitorioso.

Bezzecchi sofreu uma queda no final da linha de chegada quando tentava recuperar o que perdeu no início. Morbidelli tentou ultrapassar Quartararo e tocou em Fábio. ‘El Diabo’ caiu e os comissários anunciaram uma investigação. Concluíram que Franco era culpado e puniram-no com uma passagem pela zona da ‘Long Lap’. Miller aproveitou e superou ambos.

A 22 voltas do fim, Martín saiu largo na curva 3, a travagem mais forte, e ficou atrás de Bagnaia e Marc Márquez. Começava o sofrimento para o pilotoda Prima Pramac. Raúl Fernández beijava o asfalto na curva 8. Pouco depois foi Morbidelli quem teve um incidente, nesse mesmo ângulo.  Acosta levou um susto e passou pela brecha no final da linha de chegada.

Bastianini também caiu na curva 8. O piloto oficial da Ducati teve dificuldade em ser terceiro no mundial. Miller ultrapassou o seu companheiro de equipa Binder para ficar em quarto lugar.

Marc, aos poucos, foi aproximando-se de Pecco. Lançou-se a toda a força na curva 12 mas Bagnaia segurou o MM93. Martín tentou  aproximar-se, mas novamente foi longe demais na curva 4. A emoção foi máxima. Bagnaia avançou e obrigou a máquina a percorrer mais metros. O atual campeão tinha a obrigação de responder e o fez. No entanto, Marc Márquez respondeu. Novamente, tentou passar Bagnaia na curva 12, mas escorregou um pouco e o piloto de Turim manteve-se firme. A luta terminou a 13 voltas para o fim quando Marc Márquez caiu. Ainda tentou salvar a queda com o joelho, mas tocou no limitador e perdeu o equilíbrio. Martín viu tudo mais de perto.

O piloto de Cervera voltou à ação, mas estava em 16º… à frente de Bastianini. Uma pena e uma única missão: marcar pontos para garantir o terceiro lugar geral.

Bagnaia, libertado, ‘apenas’ teve de gerir os 2,7 segundos que ficou à frente de Jorge. O ’89’, por sua vez, teve que manter Miller afastado, de quem estava dois segundos à frente. Alex Rins caiu na curva 4 quando estava nos pontos. Marc ultrapassou Mir agressivamente, com um toque após o qual Joan teve que escapar na terceira curva. O oito vezes campeão foi punido com cessão de posição. Augusto Fernández sofreu um acidente na curva 7. Uma pena porque esteve perto do ‘top 10’ na sua melhor corrida do ano.

Esta foi a nona vitória de Pecco Bagnaia em 18 corridas longas. Jorge resistiu ao segundo lugar. Agora a diferença entre os dois é de 17 pontos. O Campeonato do Mundo está ao rubro.

O MotoGP volta à ação no próximo fim de semana na Malásia para o penúltimo encontro do ano.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x