MotoGP, Misano (Q2): Pole de Bagnaia e queda de Márquez
A última qualificação de Misano do MotoGP terminou com outra demonstração de força da Ducati. Pecco Bagnaia ficou com a melhor posição da grelha, à frente dos seus colegas de marca Morbidelli e Bezzecchi. Marc Márquez terminou a sessão na gravilha.
Jorge Martin tinha a melhor hipótese de garantir a próxima pole position depois de 2023. Pecco Bagnaia e Marc Márquez seguiram a estrela da Pramac nas suas próprias classificações antes da 13ª Q2 da época.
A primeira tentativa do “Martinador” de assumir o controlo da corrida não foi bem sucedida. A primeira volta rápida de Jorge Martin foi cancelada devido ao facto de ter excedido os limites da pista.
Em vez disso, Bagnaia estabeleceu o primeiro tempo mais rápido com 1:30.581. Só na terceira volta é que Martin conseguiu chegar ao segundo lugar com o primeiro pneu macio, à frente de Pedro Acosta e Enea Bastianini.
Após a primeira volta, as outras posições foram para os irmãos Márquez e Fabio Quartararo. O piloto da Aprilia, Maverick Vinales, ficou em último lugar.
A 6 minutos do final, uma dúzia de rápidos partiu para a última tentativa no circuito tecnicamente difícil com a super-rápida curva 11, que se aproxima a cerca de 280 km/h.
Bagnaia melhorou o seu tempo em mais 0,2 segundos. Morbidelli saltou para o segundo lugar e Marc Márquez caiu na curva 15, enquanto Marco Bezzecchi também melhorou e estabeleceu o terceiro melhor tempo. Na sua última volta, o motivado “Bez” deu tudo por tudo.
Mas, no final, terminou 0,02 segundos atrás de “Morbido”, em terceiro lugar, com a pole position a ir para o herói da Ducati, Bagnaia. Para grande alegria dos fãs, toda a primeira linha é constituída por italianos.
Jorge Martin, Pedro Acosta e Brad Binder formam uma excitante segunda linha da grelha. Alex Márquez, em sétimo lugar, bateu o seu irmão no duelo da qualificação, largando o piloto de Cervera do nono lugar, na terceira fila.
O desempenho de Acosta foi novamente notável, perdendo apenas 0,3 segundos para o campeão de Misano, Bagnaia, que ali fez a sua estreia no MotoGP.
O ás da Yamaha, Fabio Quartararo, ficou em décimo lugar. Maverick Vinales e Jack Miller terminaram a Qualificação 2 em 11º e 12º lugar, respetivamente.
A 13ª corrida sprint (13 voltas) da temporada terá início às 14h00 de hoje.