No primeiro fim de semana de corridas no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, o piloto da Aprilia Maverick Viñales terminou apenas em 11º na Sprint e em 16º no Grande Prémio, o que o deixou sem pontos. O piloto de 29 anos é agora apenas o sétimo na classificação geral com 139 pontos. Os outros pilotos da Aprilia não tiveram melhor sorte – Miguel Oliveira foi o décimo primeiro no Grande Prémio e o único a terminar nos pontos. Para a fábrica de Noale, as corridas em casa no Adriático italiano foram um desastre.
Em declarações segundo o site https://www.speedweek.com, Maverick Viñales falou sobre o fim de semana em Itália.
– O plano era melhorar as sensações do fim de semana de corrida. Tentámos melhorar os travões – essa é a nossa prioridade neste momento. A aceleração e a velocidade em curva são boas, mas o comportamento de travagem é difícil neste momento. Passámos todo o teste a trabalhar nisso, a trabalhar na eletrónica e a experimentar diferentes configurações. Mas consegui fazer uma melhoria durante a manhã e isso é fantástico.
Acrescentou ainda: ‘O travão de motor muda consoante a forma como se trava. Estamos a tentar ser mais consistentes nesta altura. Não se trata de travar cinco metros mais cedo ou mais tarde, mas de obter sempre as mesmas caraterísticas com o travão de motor. Por exemplo, se eu quiser perseguir tempos e adaptar a mota para isso, não consigo fazer um tempo rápido. É por isso que não estamos tão competitivos neste momento em comparação com o início da época. No início do ano, eu conseguia parar melhor a moto – o comportamento agora é diferente e estamos a tentar reproduzir o carácter do travão de motor como era no início da época.’
Imagem:Michelin