MotoGP: KTM confirma Aki Ajo como novo chefe da equipa de MotoGP
Brad Binder não só terá Pedro Acosta como novo colega na equipa de fábrica em 2025, como um novo um novo Team Principal: Aki Ajo que substituirá Francesco Guidotti aos comandos da Red Bull KTM Factory no MotoGP.
Num comunicado oficial, o diretor Pit Beirer, agradeceu o esforço de Guidotti, mas também reiterou a sua saída. No seu entender o italiano não fez nada de errado, mas não fez o suficiente. E de acordo com os extremamente ambiciosos austríacos, isso não é suficiente para acabar com o domínio da Ducati.
Menos de 24 horas depois, o departamento de corridas da Munderfing apresentou a resposta à substituição de Francesco Guidotti. O que já era considerado segredo aberto na aproximação à Indonésia ganhou agora o selo oficial: Aki Ajo assume a responsabilidade pela equipa oficial de fábrica com os pilotos Brad Binder e Pedro Acosta para a nova temporada de 2025.
Pit Beirer anunciou no dia seguinte ao GP da Indonésia: “Temos uma relação especial e uma colaboração muito próxima com Aki e é por isso que sentimos que esta foi a melhor decisão para avançar com o projecto de MotoGP. Já disse isso antes e vou repetir: ele acreditou em nós quando estávamos apenas nos organizando neste paddock, então a confiança e a amizade são incomparáveis. O sucesso da sua equipa fala por si. Ele conquistou títulos com os dois pilotos que estarão nas boxes em 2025, mas esse conhecimento é apenas parte das habilidades que trará consigo.”
Aki Ajo, que há anos trabalha com a sua própria equipa e em estreita cooperação nas classes de Moto3 e Moto2, está pronto a assumir o novo desafio: “É uma honra ter esta grande nova tarefa e oportunidade de trabalhar no MotoGP com a Red Bull KTM Factory Racing. Neste momento o MotoGP está num nível muito elevado, por isso precisamos de continuar a trabalhar em muitas áreas e usar os pontos fortes que temos para levar este pacote KTM a um padrão ainda melhor.”