MotoGP, Johann Zarco: “Tentei seguir o Pedro e ele desligou o limitador”
O francês da LCR Honda não pôde deixar de sorrir, ao recordar a tentativa falhada de conseguir um reboque na qualificação, atrás do estreante Pedro Acosta, em Sepang, no GP da Malásia.
Johann Zarco tinha como objetivo seguir o piloto da GASGAS à saída das boxes. Mas o jovem de 20 anos também tinha como objetivo apanhar um reboque à sua frente e desapareceu de forma suspeita na via das boxes.
“Depois do meu primeiro pneu, não sabia como ir mais depressa e queria seguir alguém,” disse Zarco. “Mas, não consegui apanhar o Pedro porque ele foi muito rápido na via das boxes. Acho que ele desligou o limitador das boxes! Ele fez isso duas vezes. Fê-lo na Austrália e aqui.”
“Ele sabe que a penalização é de 1.500 euros. Por isso, ele sabe que quando quiser apanhar alguém, serão 1.500 euros! Esse é o estilo do MotoGP – quando temos mais dinheiro!” brincou Zarco.
Este tipo de tática de “pagar pelo reboque” é possível, uma vez que as regras do MotoGP estabelecem que um piloto só será multado por uma primeira infração ao limite de velocidade de 60km/h nas boxes, desde que não esteja a conduzir a “velocidade excessivamente alta”.
No entanto, “as infracções repetidas no mesmo evento implicam uma multa mais elevada de cada vez, e qualquer piloto que cometa 3 infracções num único evento pode também ser sujeito a outras penalizações.” Afinal, é tudo uma questão de dinheiro.
Imagens: Gold & Goose / Red Bull Content Pool