MotoGP, Japão: Brad Binder termina sexta-feira no topo
O piloto sul-africano da KTM Brad Binder foi o mais rápido no treino da tarde de MotoGP em Motegi. Marc Márquez (Gresini Ducati) seguiu em segundo lugar, com Jorge Martin (Pramac Ducati) em terceiro.
No primeiro treino livre de MotoGP no Twin Ring em Motegi, Pecco Bagnaia (Lenovo Ducati) estabeleceu o tempo mais rápido com 1:45.209 minutos. Jorge Martin (Pramac Ducati) ficou 0,109 segundos atrás e o piloto da VR46 Fabio Di Giannantonio, ficou em terceiro.
A sessão de qualificação de uma hora na tarde de sexta-feira ocorreu com temperatura do ar de 26 graus Celsius e condições secas. Aos dez minutos, Bagnaia liderava a tabela de tempos com o tempo de 1:44.072 minutos, à frente de Martin e Marco Bezzecchi (VR46 Ducati). O estreante de MotoGP Pedro Acosta conquistou o segundo lugar na oitava volta com o tempo de 1:44,625 minutos.Os cinco primeiros aos 20 minutos eram Bagnaia, Martin, Acosta, Bezzecchi e Di Giannantonio. Enea Bastianini (Lenovo Ducati) estava em 6º lugar e o piloto da Gresini, Marc Márquez, era 12º nesse momento.
Seis minutos depois, o piloto da Aprilia, Maverick Vinales, conquistou o quarto lugar com o tempo de 1:44,728 minutos. Pouco antes do meio da sessão, Bastianini caiu sobre a roda dianteira na curva 13, saiu ileso e correu para a box para trocar de moto.Os 10 primeiros meio da sessão eram Bagnaia, Martin, Vinales, Acosta, Bezzecchi, Di Giannantonio, Marc Márquez, Bastianini, Quartararo e Miller.
Franco Morbidelli (Pramac Ducati) estava apenas em 12º lugar a 15 minutos do final, o piloto da KTM Brad Binder era o 15º. A melhor Honda naquele momento era a de Johann Zarco na 14ª posição e o piloto wildcard da Yamaha, Remy Gardner, foi o último a três segundos do melhor tempo.
A 12 minutos do final da sessão, Brad Binder estabeleceu um novo melhor tempo de 1:43.879 min. Quatro minutos depois, Acosta assumiu a liderança com o tempo de 1m43,754 minutos. Dois minutos depois, Bagnaia marcou exactamente o mesmo tempo que Acosta. Imediatamente depois, Martin assumiu a liderança com o tempo de 1m43,568 minutos. Os cinco primeiros a cinco minutos do final eram Martin, Bagnaia, Acosta, Binder e Marc Márquez.
A três minutos do final, Bastianini estabeleceu o segundo tempo mais rápido com 1:43.605 minutos. Imediatamente depois, Binder estabeleceu o novo melhor tempo de 1:43.436 minutos. Jack Miller caiu na volta 3, Zarco caiu na volta 5. Na última volta, Marc Márquez ficou em segundo lugar com o tempo de 1:43.469 minutos. Ninguém chegou perto do tempo de Brad Binder que terminou a sessão em primeiro lugar, à frente de Marc Márquez e Jorge Martin.
Binder, Marc Marquez, Martin, Acosta, Bastianini, Vinales, Bagnaia, Alex Marquez, Di Giannantonio e Bezzecchi passaram direto para a qualificação 2. Havia sete Ducati, duas KTM e uma Aprilia no top 10. Nenhum fabricante japonês passou diretamente ao Q2.
Takaaki Nakagami terminou em 12º como o melhor piloto da Honda e Fabio Quartararo (Yamaha) terminou em 14º.
Imagem: Gold & Goose / Red Bull Content Pool