MotoGP, Grã-Bretanha: Enea Bastianini vence a corrida Sprint em Silverstone
Enea Bastianini foi o vencedor de uma dramática corrida de Sprint em Silverstone, que viu o seu companheiro de equipa Francesco Bagnaia cair – quase apagando a sua liderança no título. Marc Marquez também entrou na lista de desistências e o português Miguel Oliveira fechou o top 10.
Depois de ter perdido a vantagem no campeonato do mundo ao cair da liderança na Alemanha, Jorge Martin vai agora para o Grande Prémio de domingo apenas um ponto atrás de Bagnaia, depois de ter sido segundo classificado na Sprint, ao lado de Bastianini. Aleix Espargaro completou o pódio para a Aprilia.
Aleix foi atacado pelas principais Ducatis nas curvas iniciais, Martin emergiu na liderança com Espargaro, Bastianini e Bagnaia a perseguirem-no. O desastre aconteceu para Bagnaia quando perdeu a frente e caiu do quarto lugar momentos depois de ter efectuado a volta mais rápida da corrida, na volta 4 de 10.
Isto deixou uma luta pela vitória a três, com Bastianini a lutar para chegar à frente e a afastar-se de Martin para a sua primeira vitória desde Sepang 2023.
O quarto DNF de Bagnaia na Sprint da temporada promoveu Marc Marquez a um seguro quarto lugar, mas o piloto da Gresini caiu mais tarde na chicane final na penúltima volta. Marquez já tinha aproveitado o contacto entre Pedro Acosta e Brad Binder, que fez voar as asas dos pilotos das KTMs.
Franco Morbidelli perdeu o controlo da sua Pramac Ducati durante a travagem para a Curva 1 no início da corrida e arrastou o seu colega Marco Bezzecchi, membro da Academia VR46. Bezzecchi teve de ser transportado numa maca, enquanto Morbidelli não conseguiu levantar-se. O incidente foi colocado sob investigação. Miguel Oliveira rodou de forma consistente entre os 10 primeiros, terminando em P10 na frente de Fabio Quartararo e do seu companheiro Raúl Fernandez que estreou-se em Inglaterra com uma Aprilia RS-GP24.