MotoGP: Borsoi tem trabalhado para ajudar Martin
Antes da última ronda do MotoGP no próximo fim de semana em Barcelona, Jorge Martin (Pramac Ducati) está na frente de Bagnaia por 24 pontos, e pode mesmo ganhar o campeonato na corrida sprint de sábado.
Se ganhar o título, Jorge Martin vai tornar-se no primeiro piloto de uma equipa independente a ganhar um campeonato na era moderna do MotoGP.
Gino Borsoi, o atual chefe de equipa da Pramac Ducati, afirma que trabalhou muito para lidar melhor com a pressão deste campeonato, o que, por sua vez, lhe permitiu orientar Martin – que também trabalhou com um treinador mental em 2024 – de forma mais eficaz.
– “É claro que não é uma tarefa fácil”, disse Borsoi à TNT Sport sobre a gestão de uma luta pelo título. “Este verão, tentei preparar-me e ter um treinador mental, porque temos de melhorar a nossa mente em todas as áreas. Sabemos o que temos de fazer na moto, mas também precisamos de estar preparados a nível físico e corporal. E por isso eu e o Martin falamos muito durante o fim de semana.”
– “Tentamos preparar todos os cenários e eu posso ajudá-lo a nível mental, porque como piloto não posso dizer mais nada, porque fui piloto mas nunca experimentei uma moto de MotoGP e por isso não posso dar-lhe conselhos sobre pilotagem. A única coisa que pode ajudar o piloto, se algo correr mal, é manter a calma e seguir em frente porque, caso contrário, não se pode lutar com a fábrica, não se pode lutar a um nível tão elevado. Quando algo corre mal, é preciso manter a calma e tentar pensar da melhor forma. Se ficarmos nervosos e zangados, só perdemos tempo.” Concluiu o ex-piloto britânico.
Ganhar o título este ano terá um significado acrescido tanto para a Pramac como para Martin, já que ambos se preparam para deixar a Ducati no final da época. Martin vai juntar-se à equipa de fábrica da Aprilia depois de ter sido preterido para um lugar na equipa de fábrica da Ducati, enquanto a Pramac será parceira da Yamaha a partir de 2025.
Imagens: Gold & Goose / Red Bull Content Pool