MotoGP, Fabio Quartararo: “O mais importante é estarmos sempre na primeira página”

Por a 8 Novembro 2024 10:00

Fabio Quartararo e Johann Zarco são as duas figuras proeminentes do motociclismo francês. Atualmente não há novos talentos gauleses. “El Diablo” explica por que isso acontece.

Os últimos anos da história do motociclismo francês foram dominados por Fabio Quartararo e Johann Zarco. O primeiro foi o primeiro piloto francês a conquistar o título da categoria rainha em 2021. Zarco venceu o Campeonato Mundial de Moto2 duas vezes consecutivas em 2015 e 2016.

Para encontrar outros campeões franceses temos de recuar no tempo. “Mike” Di Meglio conquistou o título mundial na Derbi nas 125cc na temporada de 2008. Arnaud Vincent tornou-se campeão mundial na classe de 8 litros na Aprilia em 2002. Em 2000, Olivier Jacque conquistou o título mundial nas 250cc para a França e Christian Sarron conquistou o título de 250cc em 1984.

“Acho que há uma verdadeira falta de entusiasmo”, explica Fabio Quartararo. “Não por causa do entusiasmo pelas corridas de moto, porque o interesse por elas aumentou significativamente. Le Mans é de longe o melhor GP do ano em termos de número de espectadores. Mas não há interesse em entrar no mundo das corridas e andar de moto. Não há nenhum piloto francês na Moto2, nenhum na Moto3 e nenhum no Campeonato Mundial Júnior… não há nenhum. Em Itália e Espanha vemos que há muitos pilotos, e isso acontece porque as pessoas vão aos circuitos para pilotar; não existe tal cultura em França.”

Quartararo recorda como foram os seus primeiros tempos… difíceis!

“Nunca pagamos para correr. O meu pai cobriu os custos, e isso foi muito. Ele nunca conseguiu comprar um apartamento até que consegui um patrocinador que pagou o campeonato espanhol de motociclismo CEV. Sempre estive rodeado de pessoas mais velhas do que eu e a certa altura morei na Espanha sem os meus pais. Tudo isso me tornou mais maduro. Aos quatorze anos eu era muito mais maduro do que na minha idade. Eu sabia quanta responsabilidade tinha, mas nunca me senti pressionado naquela idade.”

Fabio Quartararo conquistou o troféu mais importante para a França com o título de MotoGP em 2021. Aos 25 anos, o natural de Nice ainda tem algumas chances de conquistar mais títulos. A rapidez depende de quando a Yamaha pode se reconectar ao topo. Apesar de não ter tido grandes sucessos nos últimos dois anos, Quartararo é uma estrela em França. Zarco também é muito popular. No entanto, não há à vista nenhum sucessor digno do seu próprio país.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x