A especificação do motor no MotoGP será congelada para 2026, o que significa que as fábricas também devem usar os seus projetos de motor de 2025 na temporada seguinte. A Comissão do Grande Prémio aprovou a proposta para controlar os custos e manter a igualdade de condições o mais cedo possível antes de o MotoGP mudar para novas motos em 2027.
Estas novas motos vão tornar o MotoGP mais seguro, mais sustentável e ainda mais espetacular, e incluem especificações de motor completamente novas. Um congelamento do desenvolvimento na época anterior mantém os custos controlados para todos, permitindo que as fábricas se concentrem nos seus novos designs para 2027.
As únicas excepções a este congelamento serão por motivos de segurança ou fiabilidade e para os construtores da categoria de concessão D. As correcções por motivos de segurança ou fiabilidade, ou por indisponibilidade comprovada de componentes, podem ser autorizadas para qualquer construtor, desde que não haja aumento de desempenho.
Para as fábricas da categoria de concessão D, o congelamento das especificações do motor não será aplicável, exceto se mudarem de categoria. As especificações para estes fabricantes continuarão a ser livres como atualmente, permitindo que aqueles que têm um maior défice de desempenho em relação aos primeiros classificados continuem a trabalhar em áreas-chave das suas máquinas.
Imagem:Gold & Goose / Red Bull Content Pool
Fonte:https://www.motogp.com/en/news/2024/10/10/motogp-engine-specification-frozen-for-2026/510224