MotoGP: Dorna confirma o cancelamento do GP de Valência
É oficial. A final do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2024 não se realizará em Valência. A procura por um local alternativo continua.
Depois da catástrofe natural em Espanha trazida pela tempestade Dana que já causou mais de 200 mortos, o que era considerado altamente provável foi agora confirmado. O cancelamento do GP da Comunidade Valenciana, acaba de ser confirmado pela Dorna Sports que anunciou num comunicado oficial:
“O MotoGP está com a Comunidade de Valência após as devastadoras cheias que afectaram a região. Os nossos corações estão com todos aqueles que se perderam e com aqueles que perderam tanto. Temos estado em contacto constante com as autoridades locais e o circuito para melhor avaliar como podemos ajudar e como devemos proceder. Temos uma responsabilidade para com todas as regiões onde corremos que vai muito para além do desporto e dos eventos.
Depois de ponderar cuidadosamente o potencial impacto positivo das corridas de MotoGP em Valência em datas adiadas versus a garantia de que nenhum recurso é desviado dos esforços de recuperação pela presença do MotoGP, o campeonato e as autoridades locais foram obrigados a cancelar o GP de Valência de 2024.”
“Em vez de correr em Valência, o MotoGP vai correr por Valência”, prossegue o comunicado.
“Os nossos esforços começarão durante o GP da Malásia e continuarão na ronda final de 2024, com um novo local e datas a serem anunciados assim que forem confirmados. Os fãs de todo o mundo, os nossos atletas e o paddock merecem um final desportivo para a época de 2024, que possa contribuir de forma decisiva para apoiar as comunidades onde corremos.”
As considerações sobre a realização da final do Campeonato do Mundo em Valência precisamente por causa do apoio directo foram rejeitadas por unanimidade. Além da gigantesca tarefa logística e de uma necessidade injustificável de recursos, o aspecto ético foi crucial.
As vozes muito ouvidas dos pilotos de MotoGP também foram cruciais para isso. O campeão mundial fez a declaração mais forte em uma rodada para a mídia italiana. “Definitivamente não creio que seja certo conduzir em Valência. Espero que eles considerem o facto de que, do ponto de vista ético, não é a situação certa para chegar a esse ponto. Digo isto também ao preço de perder aquele que é o meu objetivo final, que é a conquista do título. Não estou pronto para pilotar em Valência”. Disse Pecco Bagnaia.
Quase ao mesmo tempo, Alex e Marc Marquez Joan Mir e vários outros pilotos de todas as categorias manifestaram-se claramente contra a viagem atual e a favor do cancelamento.
A Dorna fará tudo o que estiver ao seu alcance para manter a data original (15 a 17 de novembro). Embora especulativo neste momento, Sepang na Malásia ou outra pista certificada pela MotoGP na Europa estão na lista. “Já estamos a trabalhar arduamente numa solução. Quando a estrutura do paddock em Sepang for desmontada, em menos de 48 horas, deverá ficar claro para onde vamos viajar. “