MotoGP, Carmelo Ezpeleta ‘O campeonato é muito mais competitivo atualmente’
Como diretor executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta conhece o mundo do motociclismo como poucas pessoas conhecem no MotoGP. Numa entrevista, segundo o site https://www.speedweek.com, o espanhol fala sobre as mudanças que houve ao longo dos anos quer seja no desporto ou os pilotos.
– Não conhecia os pilotos antes tão bem como os conheço agora. A chegada da Dorna ao Campeonato do Mundo foi como, não quero dizer como um “touro numa loja de porcelana”, mas semelhante. Ou seja, no início tínhamos de os aturar a olhar para nós como quem diz “O que é que eles têm? O que é que eles sabem?”. Ninguém pensava nos antecedentes que tínhamos, no que tínhamos feito. Não há muitas pessoas no mundo que tenham construído uma pista de corridas aos 22 anos e que tenham sido directores de uma pista de corridas de topo aos 28 anos. Mas para aqueles que estavam lá na altura, isso não contava. Não contavam connosco. Isso tornou a relação difícil no início.
Acrescentou ainda sobre a comparação com o nível de competitividade no passado e atualmente: ‘Sim, penso que o campeonato é muito mais competitivo atualmente. Lembro-me que nessa altura havia bons e maus pilotos. Havia pilotos que tinham pouco respeito pelos que estavam na parte de trás da pista. Lembro-me de um dos problemas que tivemos no início, com os pilotos que faziam voltas. “Este tipo está a estragar-me a corrida”, era o comentário. Já não se vê isso. Agora, os pilotos aqui tem muito respeito por todos.’
Imagem:Dorna Sports CEO Carmelo Ezpeleta © Dorna